sábado, março 31, 2007
Aproveitando um curto intervalo!
Se bem percebi JA disfarçado de R, RT, AP4C, ES, (e vou parar aqui que o intervalo é curto!) julgava-se um ser intocável e ao abrigo de qualquer censura como não conheceu pessoalmente no seu tempo que coincide com o de "antigamente"!
JA foi insultando tanto quanto soube todos aqueles de quem não gostava!
E, tal como procedera nesse seu tão querido antigamente, ia mudando de nome e tentava através de métodos condenáveis na Europa ir buscando electronica e pidezmente a identidade dos inimigos que ele criava já que sentia profundamente essa necessidade!
Falhou-lhe a técnica e sentiu-se apanhado na ratoeira que criou! E, sendo quem é sem coisa que se lhe possa comparar, sente-se agora frustrado! E escreve o que o álcool lhe leva à imaginação! Seja ele a que horas fôr horas essas em que gente normal está a tomar o pequeno almoço com um café e torradas! Mas o maldito mata-bicho não lho permite! E depois divaga, fala de IP's caseiros em cache (como se a palavra pudesse intimidar alguém que teve de substituir a "cabra-cega" pelo "cache-cache"! Talvez lhe venha a passar! Lho desejo!
Não sei o que vos diga hoje!
funções dos componentes

Esquematicamente, pode dizer-se que o estudo de cada uma das partes em que o cérebro se divide pode inferir-se que cada uma delas se acha estreitamente relacionada com uma das funções do corpo.
Na profundidade, mais exactamente na base dos hemisférios cerebrais, existem pequenas concentrações celulares, ou núcleos, que formam áreas mais ou menos bem delimitadas e possuem funções específicas.
No lobo frontal, imediatamente à frente do sulco central, está a circunvolução pré-central, onde se localizam os centros que comandam os movimentos corporais voluntários. É denominada córtex motor. A circunvolução pós-central, situada no lobo parietal, é responsável pelo registo dos estímulos enviados pelo sistema nervoso periférico, como, por exemplo, as sensações de dor e o tacto, o córtex sensitivo. No lobo occipital há uma área ligada directamente à retina ocular, que regista os estímulos luminosos, o córtex visual. A parte superior do lobo temporal recebe os estímulos da cóclea do ouvido e é chamada córtex auditivo.
Embora cada região do cérebro pareça ter uma função específica, o facto de a maior parte dos estímulos provocados pelo contacto com o mundo exterior serem enviados ao córtex faz com que essa área do cérebro seja considerada como a de maior significação para a integração dos estímulos.
Resumo do encontro

Jouer à la provençale, dizem os velhos: jeter les cartes de sorte qu’elles soient au mieux brouillez et melées.
Qual tirar em primeiro lugar do baralho maravilhoso que se nos oferecia? Ruínas, torrentes e ventos, oliveiras e laranjeiras, pequenas estradas à volta de aldeias situadas lá no alto? Por onde começar?
A Provence, se a queremos definir em poucas palavras, é um muro de pedras secas, um cipreste nodoso ao lado, o sol por cima, e o homem que o apanha, apoiado, olhos meio fechados, como eles dizem beu solèu, felizes.
As estradas romanas, como a Via Júlia no Var, Via Aurélia em Fréjus e Tarascon, Via Domitia du Rôhne, nos Pirinéus e todas as que, secundárias, se vêem por vezes, viajando devagar, sem pressas.
A história da Provence faz pensar na recolha de uma flor. Eis o ramo que posso oferecer.
Aix-en-provence, Avignon, Les Lavandes, entre Aix e saint-Maximin, Arles, Digne, Castellane, Draguignan, Vence, Gordes e Vaison-la-Romaine.
O Osório não se cansava de filmar enquanto a esposa se deliciava com tanta beleza antiga e aquela vegetação meridional ali à volta de Grasse e de Antibes. Penhascos que recordam o Oeste americano.
La vaste et pierreuse campagne
Couverte encore de cês cailloux
Qu’un Prince revenant d’Espagne
Y fit pleuvoir dans son courroux
Poemas oferecidos pelos restaurantes aos turistas, sobretudo fora da época alta.
Pedi um carro emprestado a uma amiga. Disse, depois de saber para que o pretendia, que ou ia comigo ou nada feito. Assim, meus amigos lá fui ajudado pela belle fille, ter com o casal que chegava de Portugal. Rimo-nos, falamos enquanto comíamos, o Osório fala muito bem o francês, assim como a esposa. Pessoas cultas e educadas.
Minha amiga gostou deles. Se assim não fosse tinha-mo dito. Les français sont comme ça.
Estivemos em Nice de passagem, onde comemos a especialidade da terra, a velha e muito boa Ratatuille Niçoise.
Acreditai ter valido a pena termos feito tantos quilómetros. Pude verificar que a esposa do Osório está completamente recomposta, o que é sempre agradável.
Visitamos, em Vallauris o museu Léger podendo apreciar de perto o fresco da Guerre e a Paix de Picasso. Demoramo-nos e até dormimos em Sait-Tropez, aquela maravilhosa cidade au bord de la Méditerrané. Estava muito bom tempo e pudemos gozar o sol da região.
E o tempo não deu para mais, até porque eu e minha amiga deveríamos voltar a Besançon enquanto o Osório deveria seguir viagem para casa de seus familiares.
Foi o que se pode dizer curta, mas boa e bela viagem pela Provence.
Não deixamos, como é evidente, de falar em Madame La Confradesse e seus amigos e amantes de Canidelo, sobretudo aqueles do Cyber café.
Mas, acima de tudo, preferimos desprezá-los a todos eles. Será verdade tratar-se de um psicopata disfarçado em secretário da Junta de Freguesia de Canidelo? Como diria o outro, “anda escondido, o facho pidesco”.
Caro Zeferino, aí o Reis tem razão!
sexta-feira, março 30, 2007
Tentando colocar os pontos nos iii's que nos esses não se justifica!
Nem muito longe nem suficientemente perto!
Tenho algo estranho (e que se passa raramente na vida!) a comunicar-vos! Precisamente hoje 30 de Março de 2007 deixei na rua pelas 18:00 um dos meus automóveis com 110011 Kms e na garagem o outro pelas 14:00 com 62026 Kms! Duas capicuas palavra que só conheço em Português e Espanhol (por ser a mesma!) Joguei no Euromilhões e só estou à espera do sorteio!
Entretanto estive a ver na RTPi um programa com a Maria Ana Bobone! Confesso-vos que essa foi e continua a ser a mais bonita mulher que eu tenha visto desde que me conheço! E só a vi pela TV! Gostos são gostos! Já o escrevi via e-mail aquando dum programa do Paco Bandeira com ela há alguns anos atràs mas ele não o mencionou e até fez bem!
Hoje vou dormir (ou pelo menos tentar!) mais cedo mesmo se o meu programa de amnhã esteja ainda vazio!
Agora sei com quem joga o Sporting! É com o Beira-Mar! Na segunda-feira!
Muito rapidamente
Cá encontrei o Osório e esposa. Que gente simpática e afável. Imaginai, amigos, que depois de os convidar, como fiz através deste espaço e pelo seu correio, queria pagar. Outra havia de faltar...
Visitamos alguns pontos dignos de serem vistos, comemos todos bem e barato. Fiquei admirado por ele não beber vinho. Alcool de espécie alguma, o que condiz comigo, já que também sou abstémico total. Mas atenção, só com o alcool. Nada de maus pensamentos e longe vá o agoiro.
Amanhã ou depois, conforme o tempo que tiver disponível, relaterei em pormenor as nossas visitas e as nossas confraternizações.
Desde já vos digo que falamos muito de vós, mas para eu ficar a conhecer-vos melhor.
Ele conhece-vos a todos e retratou-vos o melhor que podia fazer.
Daqui envio em seu nome abraços de amizade a todos.
Contactarei rapidamente.
As melhores saudações de Besançon,
Zeferino de Almeida
Cérebro propriamente dito

cérebro é dividido em dois hemisférios (esquerdo e direito), sendo que um está para o outro como um objecto está para a sua imagem reflectida num espelho. Os hemisférios, se parados por uma profunda fenda longitudinal, ligam-se através de um espesso feixe de fibras nervosas, denominado corpo caloso.
Cada um dos hemisférios que compõem o cérebro divide-se em quatro lobos: frontal, parietal, occipital e temporal. Os lobos frontal e parietal encontram-se separados por um sulco profundo, comummente chamado de sulco central, ou sulco Rolando.
A camada mais superficial do cérebro, chamada córtex, consiste na acumulação de células nervosas dispostas em seis camadas.
Possuindo um grande número de dobras e reentrâncias, a superfície do córtex é muito extensa, envolvendo todo o cérebro. O córtex possui naturalmente uma cor acinzentada e, por essa razão, é também chamado matéria cinzenta.
Debaixo do córtex localiza-se a substância branca do cérebro. Esta não possui células nervosas, sendo formada apenas pelos seus prolongamentos – os axiónios – que são envolvidos por uma bainha gordurosa electricamente isolante (bainha de mielina), responsável pela coloração esbranquiçada dessa região.
Até esperei tempo demasiado!
quinta-feira, março 29, 2007
Eu já o estava a adivinhar!
Não foi a "Grande" mas sim "A Maior Entrevista"!
Cérebro

Nome pelo qual popularmente se conhece o encéfalo, ou seja, o conjunto de estruturas do sistema nervoso que estão contidas no interior da caixa craniana. O encéfalo compreende portanto o cérebro propriamente dito, o diencéfalo, o tronco cerebral e o cerebelo.
A função geral do sistema nervoso é ajustar o funcionamento de cada um dos órgãos que compõem o organismo humano, harmonizar as funções desempenhadas por todos os órgãos e sistemas orgânicos e reconhecer e integrar os estímulos sensitivos e sensoriais.
No encéfalo estão localizados os centros de controlo de todo o sistema nervoso e, em consequência, do próprio organismo humano. Pode dizer-se que o encéfalo controla tudo o que se passa no interior do corpo: nenhum músculo se contrai e nenhuma glândula segrega o seu produto sem ordens específicas do cérebro.
A complexidade do cérebro não decorre apenas do facto de centralizar as funções motora e sensorial, mas também a de ser sede de outras funções, muito mais complicadas, como o pensamento, a memória e a consciência – funções estas que até hoje continuam pouco esclarecidas.
Lágrima de preta
Encontrei uma preta
Recolhi a lágrima
Olhei-a de um lado,
Mandei vir os ácidos,
Ensaiei a frio,
nem sinais de negro,
António Gedeão
Ei-los que partem...
Ei-los que partem, olhos molhados
Virão um dia, ricos ou não
Nos idos da década de 70 do século passado, deu-nos Manuel Freire com este seu poema, um retracto muito objectivo e cristalino da triste e pobre realidade portuguesa.
Essa realidade, a de então, era a da partida dos nossos conterrâneos para outras paragens, onde pudessem granjear o sustento e o futuro dos seus. Gente humilde, trabalhadora, na esmagadora maioria dos casos sem qualquer qualificação profissional, que deu a outras nações o que de melhor poderia dar, o seu incansável labor.
De uma maneira geral essa dádiva foi recompensada. Aos que regressaram, a maioria, foram-lhes prodigalizadas reformas e outras compensações, que os faz encarar a vida com algum conforto. Aos que decidiram adoptar essas paragens como nova pátria, e atente-se que o decidiram por variadíssimas razões, só me resta dizer que continuam a ser dos melhores embaixadores que este Portugal poderia ter.
É triste, é mais que lamentável ter de se ser confrontado, em pleno século XXI, com mensagens do tipo das veiculadas por um determinado partido (?) de extrema-direita radical e xenófoba. Tais afirmações só poderiam ter sido paridas por quem tem tanto de inteligência como de cabelo.
Ontem, por força de todas as circunstâncias que então se verificavam, fomos nós que partimos, e eu pergunto; Onde estavam estes energúmenos? Porque não exigiram o imediato regresso a casa dos nossos emigrantes?
Hoje, apesar de termos perto de 2 milhões de portugueses espalhados por esse mundo fora, é revoltante ter de assistir a tal infâmia.
Triste desígnio o deste meu povo, por albergar tamanha vilanagem.
quarta-feira, março 28, 2007
Estou a ver o Prós e Contras e não percebo nada!
Glioma

Tumor das células gliais do sistema nervoso. Os gliomas são o tipo mais comum dos tumores cerebrais, podendo ser benignos ou malignos.Os mais comuns são os astrocitomas, ependimomas, os oligodendrogliomas e os gliobastomas multiformes, estes últimos extremamente malignos.
Mesmo os tumores benignos podem dar de origem a problemas sérios, em consequência da sua localização no cérebro ou na espinal-medula. Os gliomas causam compressão do tecido nervoso, uma vez que este não se pode deslocar.
No início, o tumor causa apenas um aumento da pressão intercraniana, indicado por sinais como irritação dos nervos. As paralisias aparecem, na maioria das vezes, mais tardiamente.
Os sintomas locais e os de aumento de pressão intracraniana são os mais significativos. O mal manifesta-se através de vómitos súbitos e violentos, língua saburrosa, dor de cabeça, sobretudo pela manhã, pulso lento.
Quando apresenta sintomas locais, o tremor não só compromete a função de certas áreas cerebrais como pode também causar irritação dos neurónios, que se reflecte em convulsões. Dessa forma, um pequeno neoplasma no córtex motor pode dar origem, às vezes, à epilepsia.
A pressão contínua sobre o tecido que envolve o tumor pode danificá-lo de tal forma que a área não responda mais a estímulo algum. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do tumor, quando possível, e na radioterapia, dependendo do tipo de glioma em questão.
Que ganhe o melhor !
Nem sempre o melhor é o vencedor e casos há em que acontece sair por vencedor o que menos merece,disso sendo exemplo seguro o recente concurso televisivo do canal estatal,que outro mérito não teve senão o de encher os cofres á RTP,com as chamadas de valor acrescentado.
Dos cânticos e louvores que pelo PD se ouvem em exaltação do Toninho de Santa Comba,
acredito possa haver quem sinceramente o faça,não duvido,há fascistas em Portugal. Masoquistas tambem ! Mas desse coro de fariseus que da afirmação de democratas em falsete continuado querem dar nota,farão naturalmente parte os que da democracia dizem mal por vitoriarem ditadores,mas que dela vivem e com ela se governam até com cargos oficiais.Se a montanha pariu um rato? Não ! Penso antes que o concurso pariu um monstro!
Por uns dias,meus caros,sem vós,mas com o Zeferino que espero encontrar na próxima quinta feira em Aix en Provence.
Um abraço do Osório Rio.
terça-feira, março 27, 2007
Depois do trio de ataque!
O texto que eu não soube escrever! Obrigado Eugénio!
Eugénio Malaquias (2007-03-27 19:57)
Referente ao artigo: Salazar é mesmo o melhor?
Não está mal,mas gostei mais da história que contou ontem a das botas,essa sim de encantar!Não tendo muito tempo a perder com lambe-botas e tachistas da salazarista época que da pretensa ressurreição do tirano querem fazer acontecimento nacional e por isso termino já apenas lhe dizendo que os pobres trabalhadores explorados até ao tutano nesses negros e famélicos tempos,ouviram indignados muitas vezes lenga-lenga semelhante e sem poder ripostar.Sabe porquê,não sabe? Por medo!Por medo das represálias,mas hoje isso acabou e tenha pelo menos respeito por quem tendo passado fome e muita e trabalho árduo viu o ogre encher os cofres e as cadeias por delito de opinião.Dê mas é loas a quem lhe permite dizer o que quer e o que lhe apetece sem ir preso ou já esqueceu que na maravilhosa terra que o senhor "pinta" isso não era possível?Como iria dizer bem de Salazar se isso não lhe fosse permmitido?A quimera de um concurso enchameia-lhe os olhos e inflama-lhe a alma,mas não esqueça que dos 70.000 votos,muitos,mais de metade,foram repetição da mesma vontade e na minha terra não dariam para eleger o presidente do municipio.
Esta não me permite de resistir à sua divulgação!
Num restaurante chic e caro um senhor só e bem vestido vê duas mesas mais longe uma senhora bela e só também! Chama o empregado e pede-lhe para oferecer à senhora a melhor garrafa de "champagne" que o restaurante tenha para que ela lhe venha fazer companhia! Reparou que a senhora pegou num papel e começou a escrever! Quando o empregado lhe transmitiu o tal papel ele teve que ler: "Sim, aceito o convite se na sua garagem houver um Mercedes ML 63 AMG, se tiver uma conta bancária de 150 milhões de Euros e perto da carcela as suas calças estiverem a esconder "algo" de 20 centímetros!" Também ele respondeu por escrito o seguinte: "Não me importo de vender o meu Ferrari 612 Scaglietti e o meu Lamborghini Murciélago para que na garagem fique só o Mercedes ML 63 AMG, a minha mais pequena conta bancária excede os 300 milhões de Euros mas, mesmo achando a Senhora muito bela, por nada no Mundo cortaria 5 cms ao meu "algo"! Devolva a garrafa por favor!"
Tenho andado muito ocupado
A chegada amanhã do Osório e dizer umas palavrinhas sobre a eleição de Salazar num programa televisivo aí em Portugal, isto para além de saudar os amigos Astonished e Red River.
Era de esperar que o resultado desta simulação de eleição recaisse em tal indivíduo.
Por um lado o descontentamento dos portugueses com a vida que lhes proporcionam. pelo outro, porque alguns preferiram gastar o dinheiro de muitas chamadas telefónicas e votar no velho botas. Há pouco tempo falou-se de um museu em Santa Comba em honra a Salazar.
Se soubermos ligar os factos...
Porque não posso acreditar que os portugueses se tenham já esquecido dos "feitos heróicos" de Salazar, da PIDE, da Legião, da Mocidade Portuguesa e de tanta atrocidade cometida durante o Estado Novo.
Ando a ver se consigo a RTPI, mas fica bastante cara e não tenho muito dinheiro para gastar. Se conseguir alguém mais, que pague comigo... vamos a ver.
Até breve, já que a partir de amanhã farei as honras ao Osório.
segunda-feira, março 26, 2007
Senti a falta duma "soltura" bótica por parte do A. Vitorino!
Salazar eleito pela primeira vez na sua vida!
E, já agora, estranharia que por entre esses comentários que não li nem terei o tempo de ler não houvessem alguns a mim dirigidos mais ou menos indirectamente! Lamento não lhes poder responder e, se deveras interessante, convido os seus autores a esperar pelo dia de amanhã que passarei fundamentalmente em casa (com uma saída entre as 14:00 e as 17:00) para me darem a honra de os repetir!
Que ela não seja algo do género Maurizia Paradiso!
domingo, março 25, 2007
Estou a ver a palhasalazarda na RTPi!
Mantem-se o 4-0?
sábado, março 24, 2007
Portugal- Bélgica 4-0!
Portugal-Bélgica 0-0 para já!
Alarma internacional
Gabriel García Márquez, premio Nobel de Literatura, unió su firma a la del filósofo Norberto Bobbio o los escritores Norman Mailer, Susan Sontag, Umberto Eco, Carlos Fuentes y varios centenares más de intelectuales, directores de periódicos y profesionales de Europa y América.
En marzo de 1997, todos ellos afirmaron que la cúpula de PRISA estaba siendo objeto "de una campaña de descrédito profesional y personal que trata de minar su honorabilidad y la credibilidad e independencia de EL PAÍS".
La intervención internacional fue necesaria igualmente para corregir algunas decisiones tomadas por el Gobierno de Aznar para limitar las operaciones puramente televisivas de Sogecable.
La propia Comisión Europea echó abajo algunas de esas decisiones, abriendo paso así al normal uso de un descodificador de emisiones digitales que inicialmente no estaba bien visto por el gobierno de turno en España. El entonces ministro de Fomento, Rafael Arias-Salgado, promovió varias iniciativas legislativas a partir de un decreto que fue anulado en 2002 por doble infracción de las normas de la Unión Europea.
El Tribunal Supremo cerró en 2003 la guerra encabezada en su momento por José María Aznar, obligando al Estado a resarcir con una indemnización a la empresa perjudicad: es decir, la plataforma de televisión digital promovida por Sogecable.
Basta ler este alarme para poder aquilatar-se de quem é na verdade Aznar, o parceiro espanhol do PSD.
http://www.elpais.com/articulo/espana/guerra/Aznar/PRISA/elpepuesp/20070324elpepinac_18/Tes
De Salazar al Che

Helena Pimenta dirige en Lisboa 'La hija rebelde', una obra sobre la vida de la hija del jefe de la Policía Política del dictador portugués que se fugó a la revolución cubana
La hija rebelde está basada en hechos reales. Annie Silva Pais era la hija única del comandante Fernando Silva Pais, el último director de la siniestra Policía Política de la dictadura de António de Oliveira Salazar (la PIDE). Siendo joven, se casó con un diplomático suizo que fue destinado a Cuba y a principios de los años sesenta, tras un encuentro con el Che Guevara, decidió abandonar a su marido, a su familia y a su país y entregarse a la revolución cubana.
Los directores del teatro esperan que la obra reabra el debate sobre el salazarismo
Su gesto de rebeldía fue silenciado por la censura portuguesa. Tras la revolución de los claveles, Annie volvió a su país para ver morir a su padre, que había sido encarcelado. Pero su drama, su vitalidad y sus paradojas quedaron pronto en el olvido. Annie murió en Cuba en 1990, y hasta 2002, cuando dos periodistas del semanario Expresso publicaron en un libro su reportaje titulado La hija rebelde, nadie habló de ella. El jueves, el Teatro Nacional Doña María de Lisboa estrena la versión teatral de su historia, que ha sido montada y dirigida por la española Helena Pimenta.
Carlos Fragateiro y José Manuel Castanheira, los dos directores del Teatro Nacional Doña María, esperan que la obra "reabra el debate y la memoria sobre el salazarismo y el 25 de abril", y ayude a explicar "por qué, en 28 años de democracia, nadie reivindicó a esta mujer que fue un ejemplo de la hoy todavía poco estudiada resistencia femenina al régimen de Salazar".
"Tenemos miedo del pasado y de la historia", dice Fragateiro, "porque muchas veces demuestra que no somos tan buenos como pensamos". La hija rebelde tocará sin duda la fibra íntima del país en este momento que Castanheira define como "de plena encrucijada hacia el futuro" y en el que Salazar parece revivir en la imaginación de algunos saudosos. Hace algunas semanas, el dictador fue elegido mejor portugués de la historia en un concurso de televisión (luego se dijo que la elección por sms fue amañada), y hace unos días varios centenares de ciudadanos se enfrentaron en el pueblo natal del dictador con manifestantes que protestaban contra la creación de un museo sobre el Estado Novo.
De momento, los que han visto los ensayos de la obra, "incluidos los acomodadores del teatro, han salido muy afectados por su profunda emotividad", contaban ayer en el Doña María. Helena Pimenta, que es hija de portugués y española, también ha llorado en los dos meses que ha pasado en Lisboa dirigiendo a los 25 actores que acompañan a la actriz Ana Brandão, Annie Silva en la función.
Y no sólo por haberse reencontrado con el país de su padre: "Los actores portugueses tienen la peculiaridad de llegar y hacerte llegar a las emociones más hondas", dice Pimenta. "Y la función habla de muchas cosas de su pasado reciente que ellos viven con gran intensidad".
"Pero también ha sido muy divertido verles asumir el reto de seguir, incluso con palmas, la música y los bailes cubanos", añade. La banda sonora de la obra mezcla canciones cubanas y portuguesas, como el himno de la revolución de abril de 1974, el Grándola vila morena, de José Afonso, que interpretan en directo João Cabrita, autor de la música, y otros cinco músicos más.
La historia real de Silva Pais está llena de referencias a un tiempo que no está muy lejos pero que parece ya remoto, según Pimenta. "Es la historia de una mujer que abandona el hogar de la represión, las apariencias, la rigidez y la oscuridad para ir a caer en medio de una revolución utópica, luminosa, desinhibida, hecha de son y de informalidad".
Para narrar ese viaje desde el fascismo a la utopía y finalmente al desencanto del comunismo, Pimenta ha contado con su pequeño equipo habitual (Nuria Castejón en las coreografías y los movimientos de actores, y Ana Garay en los figurines), y ha intentado huir de la anécdota apócrifa que trató de hacer ver que Silva Pais tomó la decisión de dejarlo todo porque se enamoró del Che Guevara. "El elemento femenino es una parte muy importante", dice Pimenta, "pero yo no me creo la historia del Che. Lo que me importa es la enorme capacidad de renuncia de Annie, su romántica lucha por el ideal de una vida mejor, su batalla política".
Castanheira y Fragateiro quisieron que las colaboraciones del Doña María con los teatros y los profesionales españoles, que prometen abundantes, comenzaran con esta función en concreto. "A un tema tan portugués y tan reciente le venía bien la distancia de una mirada desde fuera hacia dentro", dice Castanheira, que se ha encargado de la escenografía. "Primero, admiramos el trabajo de Helena, y segundo pensábamos que nosotros no seríamos capaces de distanciarnos lo suficiente del asunto. La mirada de Pimenta es como una lupa de aumento que da a la función una simbología universal".
Visto desde este mundo cada vez más uniforme, ¿no resulta algo ingenuo aquel tránsito de Silva Pais desde una ideología a la contraria? "Sí, pero esa ingenuidad es uno de sus atractivos", replica Pimenta. "Me interesaba contar cómo es ese proceso interno, jugar con un lenguaje poético para mezclar memoria, ficción e historia y tratar de darle la grandeza que merece al gesto de esa pequeña heroína anónima".
PS: Também no ElPaís estava esta notícia digna de realce. Visitei-o pelo excerto enviado pelo amigo Astonished e acabamos por matar dois coelhos de uma só cajadada.
Psicopatia

As psicopatias compreendem diversos tipos de comportamento individual considerados como anormais.
Sob a designação de “neurose” são classificados inúmeros tipos de desvios da personalidade decorrentes de desajustes do indivíduo em relação ao seu meio. Tais desvios chegam a tornar impossível a vida da pessoa afectada à sociedade, podendo ser amenizados por tratamentos especiais.
As psicoses compreendem os casos de anomalias psíquicas graves que, geralmente, tornam necessário o internamento. Este, o afectado, frequentemente, é incapaz de distinguir, a realidade externa do seu mundo interior.
As psicoses, onde se deve incluir as psicopatias e as sociopatias, são maioritariamente adquiridas em sociedade, no processo de formação da personalidade, mas, por vezes, são também hereditárias.
As desordens mentais afectam a percepção (ilusões, alucinações) e o intelecto (manias e ideias compulsivas).
As ilusões são falsas interpretações dos estímulos sensoriais, podendo ser corrigidas com tratamento psiquiátrico. As alucinações são produzidas pela própria actividade mental, geralmente com motivação externa.
O psicótico, psicopata e sociopata, desenvolve manias (delírios), como o da perseguição, de ciúme, de grandeza e de culpa.
Quando fica obsecado por uma ideia determinada, diz-se ideia compulsiva, havendo ainda a “fuga” dos pensamentos, quando o psicopata em actividade mental acelerada, passa de um assunto para outro instantaneamente.
As causas da maior parte dos distúrbios mentais são fundamentalmente sociais, resultando da inadaptação do indivíduo à família, ao local de residência, ao trabalho e a outros meios em que se vê forçado a viver.
De entre os factores hereditários salientam-se as lesões das células procriadoras dos genitores (cromossopatias), os traumas do parto e algumas síndromas neurológicas complexas.
http://www.elpais.com/articulo/espana/PP/anuncia/boicot/todos/medios/grupo/PRISA/elpepuesp/20070323elpepunac_4/Tes#despiece1
sexta-feira, março 23, 2007
Um pequeno léxico de boas maneiras!
1) Tentar não ler espaços que possam em princípio parecer na sua essência serem antagónicos (o tal erro de que me penitenciei já na primeira frase deste texto!)
2) Se impossível resistir à sua leitura tentar ver se há maneira de estar de acordo!
3) Estando de acordo é sempre preferível calar-se!
4) Não estando de acordo calar-se é aconselhável já que os tais antagónicos nunca tomaram a iniciativa do insulto quase gratuito pelo menos no passado!
5) Admitir que quem escreve com um pseudónimo possa ser alguém que prefere o anonimato e tentar respeitar esse anonimato! Claro que se o não respeitar arrisca-se a que a tal outra parte antagónica mostre também conhecer a origem (provavelmente originada no mesmo contacto!) de maneira pública mesmo se instantânea!
6) Nunca se aproveitar da família (sobretudo quando já falecida!) para mostrar um ascendente que sabe não ter!
7) (e último, porque estou a ver o Portugal - Eslováquia!) Tentar fazer uma introspecção antes de decidir psicanalisar quem não conhece!
Psicose...


Perturbação mental que aliena o seu portador da vida social. O conceito de “psicose” praticamente equivale ao de “loucura”, distinguindo-se dos termos “neurose” e “psiconeurose”, indicadores de doenças nervosas.
A psiquiatria distingue alguns sintomas característicos de psicose, tais como desorientação em relação ao espaço e ao tempo, modificações na identidade (que deixa de ser una e contínua), alucinações e ideias delirantes. A consciência do psicótico reflecte inadequadamente a realidade exterior, impossibilitando-o para a vida social, num processo que toda a sua personalidade se deteriora. Do ponto de vista médico-legal, as psicoses privam o indivíduo da capacidade civil e anulam a sua responsabilidade criminal.
Ao contrário do neurótico, o psicótico raramente admite estar doente; quando reconhece que certos agentes da sua vida se desviam da normalidade, atribui tal anomalia a perseguições, maldições, castigos divinos e outras causas.
Do ponto de vista etiológico, as psicoses são agrupadas em duas grandes categorias: exógenas e endógenas. As afecções mentais com causa externa, por sua vez, dividem-se em somatogénicas (resultantes de doenças orgânicas), podendo apresentar-se sob forma aguda ou crónica; e psicogénicas (decorrentes de transtornos ou conflitos psicológicos), as quais englobam reacções vivenciais.
As psicoses somatogénicas agudas caracterizam-se por perturbações da consciência (como, obnubilação, delírio, alucinações, visuais e auditivas), às quais se podem somar sintomas maniformes, depressivos, catatónicos, paranóides e asténicos. As psicoses somatogénicas crónicas, dependendo do grau de intensidade, exteriorizam-se por duas síndromas afectivas, distonias de humor, distímias bruscas) e psicosíndroma orgânica central geral, expressa em transtornos da memória, da percepção, da ordenação lógica, do equilíbrio emocional. Os sues portadores possuem uma predisposição fisiológica para a doença; caracteres genéticos na determinação desse tipo de psicose.
Embora a psicopatia não possa ser considerada como psicose – quem é diagnosticado como psicopata mantém a imputabilidade total – está nos limites da fronteira que separa a neurose da psicose. Dentro da psicopatia insere-se a sociopatia, definindo-se como a incapacidade do indivíduo portador não poder viver em sociedade, pensando-se superior a todos quantos o rodeiam.
Ainda dentro das psicoses há a considerar a psicose maníaco-depressiva, caracterizada por súbitas mudanças de exaltação para depressão e raramente é verificada entre a população atingida. Na maioria dos casos observam-se repetidos períodos de exaltação seguidos de acessos depressivos, ou vice-versa.
A esquizofrenia, classificada como uma psicose endógena, constitui um capítulo à parte nos estudos psicopatológicos. Classicamente, a esquizofrenia caracteriza-se por uma fragmentação da unidade do “EU”, ideias delirantes, alucinações, dissociações, hipersensibilidade, sensação de interferência alheia sobre a própria actividade.
Na esquizofrenia parafrénica, observa-se uma certa preservação da personalidade total e os delírios apresentam uma articulação coerente no conjunto desse tipo de representação. Finalmente, na paranóia, a conservação da personalidade e coerência do delírio são muito mais acentuadas, ocorrendo diversos sintomas alucinatórios.
Muitas teorias psicológicas afirmam que a noção de anormalidades representa um perigo social, sendo necessário isolar os seus portadores do convívio social.
A corajosa bravura do antigo professor
Este tipo de alegação deve ser tido na devida conta, não pelo conteúdo, mas pela prosápia do temerário autor.
Nunca haverá melhor forma de se divisar que estamos perante um verdadeiro especialista na matéria.
Eise-o, o próprio, o único, o inigualável...

Treta e mais treta !
No que a mim tocar,já disse e permitam-me a escolha, não quero a justiça espanhola.
Essa já é velha!
Um abraço ao Astonished e ao Eurico,para o Vitóxia cordiais saudações desportivas,
bem precisa(mos)! Zeferino até á semana.
Osório Rio.
quinta-feira, março 22, 2007
Sobre psicanálise por satélite!
Mas, indo ao tema!
-Desde ontem que por aqui já não é necessário ter dinheiro consigo! Tudo se pode pagar por telemóvel! O comprador paga 20 cts e o vendedor 49 cts por operação! Não é de borla mas muito securizante!
-Desde hoje que quem quiser provas sobre a existência de OVNI's é só consultar um novo site francês na Internet!
-Desde anteontem que sei que no dia 21 de Julho de 1969 (salvo erro!), dia em que alegadamente os Americanos aterraram (eu diria alunaram mesmo sem acreditar em tal!) na Lua, a RadioTelevisãoPortuguesa da altura abriu o TJ com uma recepção do Almirante Américo Thomás já não sei a quem!
-Desde hoje que sei que espaços existem na blogosfera portuguesa onde, profundamente bem informados, psicanalistas do mais alto nível psicanalisam (passe o pleonasmo!) qualquer cliente que lhes não caia no goto! Podem dizer barbaridades mas esse serviço é grátis ao contrário dos pagamentos por telemóvel!
-Curiosamente eu também psicanaliso por satélite mas envergonhar-me-ia de publicar tais barbaridades para não dizer que tal se não é de loucos é pelo menos de gente nesse caminho!
E agora permito-me de passar à informação!
-Quem desejar conhecer o seu IP não necessita de pedir favores a nenhuma dessas entidades blogosféricas sejam elas ou não confradéticas já que se encontram na Net programas simples que o dão instantaneamente e até de borla!
-Há mesmo maneira de "navegar" na Net sem que o seu IP seja reconhecível! Era o meu caso mas, porque esse programa (também grátis!) falhou, não ouso fazer-lhe publicidade!
E mudando de assunto para algo sem actualidade! Achei curioso que todos o viram e todos o reconheceram! Impressionante!
E agora, se a RTPi não me mentiu outra vez, tenho o Gato Fedorento!
Eu estou na Europa e, sem o quereres admitir, tu também
Começa a economizar dinheiro que podes não ter que te chegue meu cabrãozinho de meia-tijela!
Mostra-me primeiro onde chegaste com as tuas ameaças ao Carlos Veiga e eu te direi onde chegarás! Somos mais que muitos a saber que nunca te passarás de ser quem és! Um pobre que se colocou limites demasiado altos! E de mais alto se tomba maior é o trambulhão!
E quemamimavisa!
quarta-feira, março 21, 2007
Não tanto porque o IP esteja correcto!

Qual fotografia?
domingo, março 18, 2007
Enxaqueca

Síndroma caracterizada por dor de cabeça, paroxística, confinada principalmente à metade superior do crânio. Enjoo, tonturas e comprometimento dos órgãos sensoriais são comuns.
Embora possa iniciar-se em qualquer idade, a maioria das pessoas sofrem os primeiros acessos entre os 12 e os 25 anos de idade. As mulheres são mais propensas aos distúrbios que os homens: há geralmente alívio com a menopausa.
Um ataque de enxaqueca prolonga-se, em geral, por muitas horas ou dias. A duração da dor característica e os sintomas paralelos seguem um padrão bem definido em cada pessoa, de modo que quase sabe predizer a evolução do acesso.
A dor de cabeça é geralmente o primeiro sintoma da enxaqueca. Pode ser aguda ou cortante, penetrante. Começa nas têmporas, órbitas oculares ou fronte, e irradia-se para a metade esquerda ou direita do crânio. Eventualmente envolve toda a face e pescoço, podendo estender-se até aos braços. Pode provocar tonturas e distúrbios visuais, tais como a cegueira total ou pontos luminosos ofuscantes.
Mais importante que a terapia por drogas é a prevenção dos acessos. As pessoas devem seguir regularmente um regime alimentar diário, alimentando-se a intervalos certos; deixar de fazer uma refeição pode provocar um ataque. Devem evitar-se certos alimentos, como queijo, chocolate, alho, pepino, já que são ricos em serotonina.
Ontem à noite no Porto, muitos foram os que sentiram a dor. Ali para os lados das Antas. A todos eles a maior solidariedade em momento tão difícil e dramático.
sábado, março 17, 2007
Interpretando Futebol!
O homem de teatro

Para merecer o nome de homem de teatro, não basta ser actor ou encenador ou director. É preciso ser isso tudo ao mesmo tempo, e até um pouco mais, acessorista ou roupeiro, por exemplo, se sente necessidade de o fazer sentir. Numa palavra., é preciso, como um Molière outrora, como um Dullin ou um Jouvet ontem, servir com o mesmo amor todas as profissões supostas da vida do palco.
Numa companhia que se respeita, há três espécies de actores: os mais velhos, os adultos e os jovens.
Com os mais velhos, o homem trabalha a qualquer distância, como um boxeur. Por respeito, tacto e habilidade. A idade profissional tem direitos, é o costume e é também a recompensa merecida de tantos anos de esforços e de sacrifícios. O mais velho é a ciência; uma ciência que se construiu atravessando certamente várias estéticas dramáticas.
O mais velho é enriquecedor para o homem de teatro; traz tradições que, por não serem todas válidas (o gosto muda depressa no teatro), não abrem, por vezes, horizontes insuspeitos.
Todavia o homem deve conseguir persuadir o mais velho da necessidade de algumas achegas novas, que grau de consciência habitual. Trabalho de alta estratégia para ambos, na estima, no respeito e na compreensão.
sexta-feira, março 16, 2007
Digo aqui o que me teria sido difcil afirmar no PD!
Em Navarra ou no raio que o parta!
Mais uma vez os pés pelas mãos!
Parabéns ao Benfica!
Desgraçada e muito excepcionalmente senti a falta do M. Mendes hoje na RTP! Haveriam já semanas que o ouvia (até me apetece escrever houvia!) todos os dias a queixar-se contra o Governo como se de Rajoy se tratara! Pois hoje mandou um porta-voz! Será que já se convenceu que anda sem voz? O JSS (do PD que continuo a folhear!) lá o justificará, disso nem dúvidas tenho! Afinal foi verdade que o Governo (salvo seja!) de Barroso também era a favor do aeroporto na Ota! Ainda me vou convencer que disfruto dum boa memória apesar de ter muitas más memórias do tempo em que vivia em Portugal! Mas uma coisa compensa a outra mesmo se a recompensa seja pequena!
quinta-feira, março 15, 2007
Sigamos pois o cherne!
Sigamos o cherne, minha Amiga!
Desçamos ao fundo do desejo
Atrás de muito mais que a fantasia
E aceitemos, até, do cherne um beijo,
Senão já com amor, com alegria...
Em cada um de nós circula o cherne,
Quase sempre mentido e olvidado.
Em água silenciosa de passado
Circula o cherne: traído
Peixe recalcado...
Sigamos, pois, o cherne, antes que venha,
Já morto, boiar ao lume de água,
Nos olhos rasos de água,
Quando mentido o cherne a vida inteira,
Não somos mais que solidão e mágoa...
Bush, Blair & Aznar a 16 de Março de 2003 nas Lajes (Açores)
Emaciação

Perda de peso por redução da quantidade de gordura do corpo, como resultado de jejum ou como manifestação de doença.
A intensificação dos processos metabólicos ou suas anomalias – como ocorre em certas doenças que alteram a produção de hormonas tiroideias – são de importância particular na origem da emaciação.
A diabetes também afecta o metabolismo, sendo muitas vezes causa manifesta de perda de peso.
A emaciação é também causada por doenças intestinais, por exemplo, quando os sucos digestivos não são segregados normalmente, ou quando há deficiência de produção de enzimas que desdobram as proteínas e os carbo-hidratos.
Em ambos os casos, o alimento não é convenientemente digerido e, como resultado, a absorção das substâncias nutritivas pelo intestino reduz-se, ocorrendo séria emaciação.
O cancro, a tuberculose e outras doenças graves de longo curso, também reduzem o peso corporal, devido à exaustão progressiva das reservas do organismo pelo processo patológico.
Tais doenças exercem, além disso, efeitos deletérios sobre o organismo como um todo, causando a redução generalizada do metabolismo.
Coisas de velho

Aquele velho de perto de setenta anos, bastante bem na vida, fazia da indústria o que os velhos ingleses faziam com o golfe, devoção.
Um de seus netos perguntou um dia: “Porquê passar toda a vida a fabricar tecidos?”
O velho teria sem dúvida respondido: “porquê e para quê viver se não se fabrica?”
Toda esta conversa, que não tratava da técnica da sua profissão, para ele era apenas um ruído negligenciável, desprezível.
Descendendo de uma espécie de agricultores que se transformaram depois em pequenos fabricantes de tecidos, com seus teares manuais, conseguiu criar assim o seu “império”. O velho abominava a sua origem rural e pobre e tinha uma necessidade enorme de trabalho e uma desconfiança incrível.
Dizia: “Todo o negócio que me propõem é mau, porque se fosse bom não viriam propor-mo.” “E dizia ainda: “Tudo o que não fazemos nós próprios, nunca é feito. Tudo o que nos ensinam é falso.”
A brutalidade das suas respostas faziam tremer os comerciantes de algodão e de lã, cujas mãos tremiam abrindo as embalagens. Tinha uma cor preferida: o azul. Imaginava-se um puro-sangue azul. Um homem que, descendente de lavradores, se imaginava possuidor de sangue azul. Sonhava ser alguém. Alguém mais que o que esses…
Não olhava a meios para atingir os fins que se propunha. Estou convencido que mataria ou roubaria para atingir a meta que se fixava. No fundo era um miserável, já que não conseguia viver bem consigo próprio. Tacteava à sua volta e nada encontrava que não lhe merecesse reprovação. Fazia-o há muitos anos. Desprezava todos os que para ele trabalhavam, pagava-lhes mal e mesmo assim achava serem bem pagos. Envelhecia no meio do seu árido império.
Só duas paixões eram o seu “amor”. O ódio e os negócios.
Morreu sem nenhum familiar a seu lado. Sem que nenhum dos que para ele trabalhavam o acompanhasse na sua derradeira viagem.
Morreu como sempre viveu. Só!
quarta-feira, março 14, 2007
Olá Astonished!
De futebol gosto particularmente,quase tanto como do FC Porto,mas essas paixões e especialmente a segunda que é e não tenhas dúvidas que eu nunca as tive,intensa e muito sentida,não me pode impedir de raciocinar a ponto de não me saber colocar dentro dos principios básicos e das regras que devem nortear uma formação cívica e humana que se quer de respeito,educação e dignificação do meu semelhante,seja quem seja,a menos que por conduta imprópria,demonstre não o merecer.E isto,amigo Astonished para te dizer que se for o caso de se provar que efectivamente Pinto da Costa mandou agredir alguem,merecerá de imediato e de modo inequívoco o meu repúdio,não duvides,nem disso nem do meu afecto incondicional ao FCPorto.
Termino dizendo-te que ao CM não dou muito crédito,é um diário sensacionalista,vive disso mesmo,tal qual Carolina Salgado viverá agora do expediente menos credível proporcionado pelo despeito,agitando,usando e abusando até do modo badalhoco de ser que sempre a caracterizou e do nome que granjeou ao lado de Pinto da Costa.A um e a outro,podes crer,nunca perdoarei os embaraços e prejuizos que possam causar ao FCPorto se bem que a Pinto da Costa há muito,muitissimo reconhecimento a dar pelo trabalho em prol do clube,mas a procissão vai ainda no adro que pelo que me parece é muito grande.Condeno é o julgamento antecipado feito pelo CM. Vergonhoso!Nenhum orgão de informação que se pretenda honesto e digno alinharia por aquele título,mas como sei quais os valores que por ali, Correio da Manhã,se levantam,constato a
"sarrafice",não a estranho!
Um abraço,Osorio.
PS. Sábado foi "porreiro",acerta a tua agenda para a "Cimeira do Porto",mas tem em atenção que de 28 deste a 6 de Abril,não estou.Ah! E que tem o caso Bexiga a ver com os resultados do futebol?
Ontem vi o Trio de Ataque e hoje vou ver o Prós & Prós!
Intoxicação digitálica

Envenenamento que pode afectar pessoas medicadas durante longos períodos com produtos derivados da digitális, prescritos para certos doentes cardíacos.
As consequências mais sérias são a hipersensibilidade, queda da pressão arterial, afecções nervosas e arritmia cardíaca.
Os primeiros indícios de intoxicação digitálica surgem no trato intestinal, com a perda de apetite, salivação abundante, náuseas e vómitos.
Depois aparecem perturbações do ritmo cardíaco. Como consequência, cansaço, dores musculares e nevralgias. Nalguns casos, a visão fica turva e há dificuldade em discriminar as cores. A pele também pode ser afectada.
Alterações electrolíticas, pela perda de potássio, podem produzir manifestações cardíacas de intoxicação. Quase tudo o que se conhece actualmente sobre o assunto resulta de observações feitas depois de já instalada a intoxicação.
Prière pour aller au Paradis avec les ânes

Lorsqu’il faudra aller vers vous, ô mon Dieu, faites
Que ce soit par un jour où la campagne en fête
Poudroira. Je desire, ainsi que je fis ici-bas,
Choisir un chemin pour aller, comme il me plaita,
Au paradis, ou sont en plein jour les etoiles.
J’irai, et je dirai auz ãnes, mes amis:
Je suis Farncis Jammes et je vais au Paradis,
Car il n’y a pás d’enfer au pays du Bom Dieu.
Je leur dirai: venez, doux amis du ciel bleu,
Pauvres bêtes chéries qui, d’un brusque mouvement d’oreille,
Chassez les mouches plates, les coups et les abeilles…
Que je vous apparaisse au milieu de ces bêtes
Que j’aime tan parce qu’elles baisse la tête
Doucement, et s’arrêtent en joignant leurs petits pieds
D’unja façon bien douce et qui vous fait pitié.
J’arriverai suivi de leurs milliers d’oreilles,
Suivi de ceux qui portèrent au flanc des corbeilles,
Suivi de ceux traînant dês voitures de saltimbanques
Oui de voitures de plumeaux de de fer-blanc, de ceux qui ont au dos dês bidons bossués,
Les anêsses pleines comme dês outres, aux pás cassés,
De ceux à qui l’on met de petits pantalons
À cause dês plaeis bleues et suiantes que font
Les mouches entêtées qui s’y groupent en ronds.
Mon Dieu, faites qu’avec ces ânes je vous vienne,
Faites que, dans la paix, des anges nous conduisent
Vers des ruisseaux touffus où tremblent des cerises
Laisses comme la cheir qui rit des jeunes filles,
Et faites que, penché dans ce séjour des âmes,
Je vous devines eaux, je soit pareil aux ânes
Qui mireront laur humble et douce pauvreté
À la limpidité de l’amour éternel.
Poeta da província, precisamente de Béarnais, Francis Jammes subtraiu-se durante toda a sua vida à influência parisiense
Escreveu este poema meio rústico em 1901.
terça-feira, março 13, 2007
Talvez como Cavaco!
Diatermia

Método de tratamento fisioterápico que consiste em produzir calor em partes profundas do corpo humano por meio de corrente eléctrica, geralmente através de ondas curtas.
É aplicado principalmente no tratamento de afecções dos órgãos da motilidade, como reumatismo, dores musculares, tendinites e bursites, bem como no tratamento de torções e contusões, afecções dos nervos e nevralgias.
Empregam-se geralmente ondas curtas produzidas por correntes alternadas de alta frequência, geradas por dispositivos electrónicos.
A corrente eléctrica não produz dor nem irritação. O seu efeito ao atravessar um condutor (no caso o corpo humano). É simplesmente a de produzir calor. Este calor provoca uma dilatação local dos vasos sanguíneos, intensificando o metabolismo na região, com efeitos benéficos nas afecções musculares, dos tendões e das articulações.
segunda-feira, março 12, 2007
Temos um Presidente na Comissão Europeia?
Fome

A sua causa principal é uma intensa queda no teor do açúcar do sangue. A baixa taxa de açúcar é sentida pelas células nervosas do mesencéfalo, que emite estímulos para o cérebro; ali surgem novos estímulos que se manifestam sob a forma de desejo intenso de alimento, que desaparece logo que aumenta a taxa de açúcar do sangue.
A sensação de fome é também provocada por contracções espasmódicas dom estômago, que se iniciam quando fica vazio por certo tempo. Uma vez cheio, passa a sensação de fome.
Experiências realizadas em cérebros de animais, revelam que existem dois centros cerebrais relacionados com a sensação de fome e a ingestão de alimentos: o núcleo ventrículo-medial do hipotálamo (A) e a porção lateral (B).
Uma lesão no centro A resulta da ingestão descontrolada de alimentos. A reacção à elevação da taxa sanguínea de açúcar é eliminada, de modo que não se sacia a vontade de ingerir alimentos. Essa afecção também resulta em obesidade excessiva.
Lesões do centro B, pelo contrário, têm como consequência a inapetência, pois não há qualquer reacção à queda da taxa de açúcar no sangue, que não provoca estímulos cerebrais para a ingestão de alimentos.
O resultado é a perda de peso e a emaciação.
Melancolia do louco

A solidão absoluta, o espectáculo da natureza mergulham rapidamente num estado quase impossível de descrever.
Sem familiares à altura, sem amigos, por assim dizer só sobre a terra, não tendo nunca amado ou sido amado, sente-se abandonado, acabrunhado.
Por vezes ruge subitamente e sente escorrer do seu coração rios de lava ardente.
Por vezes solta gritos involuntários e a noite é igualmente, para além de longa, demasiado longa, perturbada por pensamentos atrozes.
Falta qualquer coisa para preencher o abismo da existência. Não pode descer mais e subir muito menos; nem apelando às forças do desejo o ideal objecto de uma chama profunda e futura.
Está embaraçado, acredita ouvir-se nos gemidos que solta de vez em quando.
Tudo são fantasmas imaginários.
Sofre terrivelmente na sua solidão. Como exprimir esta massa de sensações fugitivas vividas no seu quotidiano? Ouve sons e sente paixões e vive como no silêncio do deserto.
Nada mais faz na vida que perseguir-se a si próprio.
Sente-se como vivendo num furacão desejado, anda a passos largos, cara inflamada, com o vento assobiando na cabeleira, não sentindo nem a chuva nem o arrepio do frio, encantado, atormentado, como possuído pelo demónio.
PS: Caro Osório. Cá te espero no dia 28. Tentarei mostrar-te o que por aqui há de melhor. Até lá as melhores saudações.