sábado, março 31, 2007

 

funções dos componentes



Esquematicamente, pode dizer-se que o estudo de cada uma das partes em que o cérebro se divide pode inferir-se que cada uma delas se acha estreitamente relacionada com uma das funções do corpo.
Na profundidade, mais exactamente na base dos hemisférios cerebrais, existem pequenas concentrações celulares, ou núcleos, que formam áreas mais ou menos bem delimitadas e possuem funções específicas.
No lobo frontal, imediatamente à frente do sulco central, está a circunvolução pré-central, onde se localizam os centros que comandam os movimentos corporais voluntários. É denominada córtex motor. A circunvolução pós-central, situada no lobo parietal, é responsável pelo registo dos estímulos enviados pelo sistema nervoso periférico, como, por exemplo, as sensações de dor e o tacto, o córtex sensitivo. No lobo occipital há uma área ligada directamente à retina ocular, que regista os estímulos luminosos, o córtex visual. A parte superior do lobo temporal recebe os estímulos da cóclea do ouvido e é chamada córtex auditivo.
Embora cada região do cérebro pareça ter uma função específica, o facto de a maior parte dos estímulos provocados pelo contacto com o mundo exterior serem enviados ao córtex faz com que essa área do cérebro seja considerada como a de maior significação para a integração dos estímulos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?