sexta-feira, março 30, 2007

 

Cérebro propriamente dito



cérebro é dividido em dois hemisférios (esquerdo e direito), sendo que um está para o outro como um objecto está para a sua imagem reflectida num espelho. Os hemisférios, se parados por uma profunda fenda longitudinal, ligam-se através de um espesso feixe de fibras nervosas, denominado corpo caloso.
Cada um dos hemisférios que compõem o cérebro divide-se em quatro lobos: frontal, parietal, occipital e temporal. Os lobos frontal e parietal encontram-se separados por um sulco profundo, comummente chamado de sulco central, ou sulco Rolando.
A camada mais superficial do cérebro, chamada córtex, consiste na acumulação de células nervosas dispostas em seis camadas.
Possuindo um grande número de dobras e reentrâncias, a superfície do córtex é muito extensa, envolvendo todo o cérebro. O córtex possui naturalmente uma cor acinzentada e, por essa razão, é também chamado matéria cinzenta.
Debaixo do córtex localiza-se a substância branca do cérebro. Esta não possui células nervosas, sendo formada apenas pelos seus prolongamentos – os axiónios – que são envolvidos por uma bainha gordurosa electricamente isolante (bainha de mielina), responsável pela coloração esbranquiçada dessa região.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?