quarta-feira, março 28, 2007

 

Glioma



Tumor das células gliais do sistema nervoso. Os gliomas são o tipo mais comum dos tumores cerebrais, podendo ser benignos ou malignos.Os mais comuns são os astrocitomas, ependimomas, os oligodendrogliomas e os gliobastomas multiformes, estes últimos extremamente malignos.
Mesmo os tumores benignos podem dar de origem a problemas sérios, em consequência da sua localização no cérebro ou na espinal-medula. Os gliomas causam compressão do tecido nervoso, uma vez que este não se pode deslocar.
No início, o tumor causa apenas um aumento da pressão intercraniana, indicado por sinais como irritação dos nervos. As paralisias aparecem, na maioria das vezes, mais tardiamente.
Os sintomas locais e os de aumento de pressão intracraniana são os mais significativos. O mal manifesta-se através de vómitos súbitos e violentos, língua saburrosa, dor de cabeça, sobretudo pela manhã, pulso lento.
Quando apresenta sintomas locais, o tremor não só compromete a função de certas áreas cerebrais como pode também causar irritação dos neurónios, que se reflecte em convulsões. Dessa forma, um pequeno neoplasma no córtex motor pode dar origem, às vezes, à epilepsia.
A pressão contínua sobre o tecido que envolve o tumor pode danificá-lo de tal forma que a área não responda mais a estímulo algum. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do tumor, quando possível, e na radioterapia, dependendo do tipo de glioma em questão.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?