sexta-feira, agosto 03, 2007

 

Façamos um esforço para evitar neologismos!

Tradicionalmente conhecidos pelas iniciais HC (Hydrocarbons em Inglês, Hydrocarbures em Francês, Hidrocarburos em Espanhol, Idrocarburi em Italiano, Koolwaterstoffen em Holandês) estamos a falar de moléculas constituídas por átomos de Carbono (C) e Hidrogénio (H)! Sem entrar em pormenores fastidiosos, e de que sei poucos compreenderiam o pormenor, em Português só tem uma tradução que é precisamente Hidrocarbonetos! Escrevê-lo diferentemente é para mim como que uma tentativa de adulterar a língua! Mas, acreditem que esse foi o erro menos grave dos que li hoje e já nem sei onde! Adiantando um pouco à sua definição saibam que os há "saturados" (tal como eu!) e outros que o são menos e a que ousam chamar de "insaturados"! E, sabendo que muita gente não sabe, alguém, cuja identidade não revelarei hoje, se serviu dum deles (o trimetilpentano!) para definir o índice de octanas nas gasolinas! Este último teria um índice de 100 nessa escala e, portanto, o 95 e até o 98 octanas não passam de parentes pobres! Num outro dia com menos nevoeiro nos ares vos falarei do índice de cetano que se aplica mais para o carburante que deve o seu nome (Diesel) ao inventor do motor que trabalha com esse carburante e que se deveria chamar gasoil (ou gasóleo!)! Ouvi hoje no TJ da RTPi que um esperto (creio que do Sul de Portugal!) andou anos a misturar Kerozeno (menos taxado!) ao Diesel (chamemos-lhe assim!) para dessa maneira o poder vender mais barato e em simultâneo arrecadar umas massas violentas de dinheiro! E hoje não falarei de erros graves!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?