segunda-feira, julho 09, 2007

 

Terá sido o de Abel, o de Pitágoras não foi, mas até pode ter sido um outro qualquer!

Lembro-me que quando completei a cadeira de Matemáticas Gerais dos preparatórios de Engenharia na Universidade do Porto o Professor Guimarães (que era um verdadeiro bico de obra!), e isto na prova oral creio que em 1962, quase me ia chumbando por nesse teorema que ele me perguntou eu ter feito um erro de Português! Uma questão de concordância entre os pressupostos e as conclusões onde eu deveria ter dito "tais que" e não "tal que" como disse pensando que o erro era de natureza matemática! Ontem escrevi aqui no PQ um texto que até reli antes de envio no qual cometi um erro que (ao contrário da vêspera!) foi notado! Dele me envergonho! Claro que o reli pondo a ênfase no que estava entre parênteses esquecendo a forma verbal! "Vós fizestes" é de facto a única forma que está certa e eu até o sei e sabia! Aprendi o meu erro (que lamento profundamente!) através dum comentário que acabo de ler no "Confradessa" e creio que assinado por um novo elemento que já nem me lembro se foi o José ou o Anónimo tal esquecimento nada mudando na face do planeta! Leu esse comentador (novo ao que parece!) que eu confessei timidamente (na terceira pessoa do singular!) aquilo que ele espera como pão para a boca! Para lhe ser franco e estando certo que, ao contrário de mim, guarda os meus textos quase religiosamente, ele já teve a ocasião de me ler dizendo precisamente o mesmo num texto que ele não se cansou de re-publicar e que, mesmo não sendo o título de minha autoria, creio que acabou por ser publicado com um título dito "Despedida"! Que o consulte de novo que eu não o guardei em memória informática mesmo me lembrando ainda do que escrevi! Convido-o no entanto a fazer um esforço de memória (de que não lhe peço escreva as suas conclusões!) sobretudo na segunda pessoa do singular! Não tendo guardado vestígio informático e, uma vez mais, servindo-me da minha memória humana creio que foi do tempo em que o artista assinava "Verdade"! Mas até pode ter sido um outro sendo eles tantos! Quanto à fotografia que, ontem pelo menos, ainda andava na Net mais não fiz que tentar saber se os membros vivos do Confradessa o reconheceriam e certificar-me que passam de facto a noite e o dia (com ou sem alguidar!) agarrados ao computador! Mais 9 dias e eu poderei de novo saír e viver como fazia antes desta longa recuperação dentária! Depois vou-me desforrar e até o meu computador vai ter saudades de mim! Eu estou farto dele!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?