sábado, julho 07, 2007

 

Patético secretário

Rowan Atkinson é um dos mais famosos actores de comédia britânicos, o verdadeiro arquétipo do humorista simultaneamente sério e angustiante.
A admiração de milhões de fãs em todo o mundo conquistou-a com o seu desempenho em televisão e no cinema do exasperante Mr. Bean, fonte de embaraços onde quer que apareça.
Disse numa entrevista há cerca de dois anos: "Levo uma vida normal e civilizada. Mas há sempre uma maldadezinha que quer sair de vez em quando".
Ora, com o secretário da Junta de Freguesia de Canidelo, Joaquim António Dias Andrade, passa-se algo parecido.
Graça não tem e também não deixa sair, de vez em quando, uma maldadezinha. Ele é o poço da maldade, da perversão, da ignomínia. Trata-se de um indi´víduo repulsivo e de tudo capaz para tentar atingir os seues maléficos fins.
Não que me assuste ou atormente. Penso que pelo contrário, Rio-me como perdido quando leio as suas verdadeira obras clássicas do desespero. Fica atormentado com a nossa presença e com o que aqui escrevemos. Corrói-lhe as entrenhas que descubrámos a sua índole perante terceiros. De todas as artimanhas é capaz. Poder-se-ia pensar tratar-se de um doente - possivelmente é-o em alto grau - que se compraz em tentar provocar danos por onde passa.
Felizmente que passo por ele sem que me conheça, conhecendo-o eu muito bem. Sabe disso e fica pesaroso, desatando a distribuir os virus que fabrica. Sabe que disso sabemos mas prefere atribuir-me outra identidade que a minha. Prova de que vive em plena obsessão compulsiva. (os termos usados em medicina não me são totalmente alheios).
Vive nos domínios da ansiedade e tenta aperfeiçoar-se na sua maneira de viver. No fundo nem é vida o que vive, apenas frustração.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?