quarta-feira, julho 18, 2007

 

Para o Sr Pedro Alves (de Manchester)!

Sou, como pode imaginar, uma pessoa que adquiriu o (mau) hábito de se deitar tarde e, consequentemente, se levantar tarde também! Permite-me este hábito de estar ainda acordado quando o PD resolve publicar os comentários do dia! Atravessei-os a alta velocidade e, tal como ontem, só um me despertou alguma atenção! Foi o seu sobre azeite e azeitonas! Não lhe contesto o comentário mas há coisas que eu sei e outras que não! Sei que em Português se chama "azeitonas" aos frutos da oliveira! Sei que na Tunísia e em Marrocos esses frutos têm um nome que se parece muito com azeitonas mas, mesmo que o soubesse escrever, nunca o poderia fazer com o meu teclado! Sei que nas línguas europeias que conheço esse fruto se chama algo que anda à volta de "olives" e que o óleo dele derivado se diz também algo fazendo referência a "olive" (huile d'olive em FR, olive oil em EN, etc!) Não sei se a palavra "olive" tem algo a ver com "óleo" mas não me admiraria nada que tivesse! Penso, sem estar certo, que a palavra "azeite" tem algo a ver com a palavra "acético" mesmo se numa das suas formas mais puras (como ácido!) se lhe chame "vinagre"! Seria um tema de conversa agradável se um dia nos encontrássemos mas não estou a ver nem quando nem como! Claro que a si não lhe vou dizer que admonishment e admonition são palavras sinónimas!

E, com estas e com outras, é meia-noite e vinte em Portugal!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?