sábado, maio 05, 2007

 

Terapia

Tratamento destinado a reconduzir o paciente à condição normal de saúde. Compreende todas as formas possíveis de tratamento, tais como terapia cirúrgica, medicamentosa, radioterapia, quimioterapia, terapia psicológica e psiquiátrica, etc.
Na medicina moderna distinguem-se a terapia conservadora e a operatória, que podem ser empregadas separadamente ou em conjunto.
A terapia conservadora inclui, entre outras medidas, a correcção da variação de fluidos orgânicos, a melhoria das condições de nutrição, as dietas destinadas a corrigir certas anormalidades, o combate às infecções por meio de medicamentos, a administração de hormonas, o tratamento de fracturas ósseas e de luxações e o repouso no leito.
A terapia psicológica ou psiquiátrica, com ou sem internamento em hospital da especialidade, sessões de psicanálise, de grupo ou individuais, por vezes intensiva. “Tratamento aplicado a doentes que necessitam de cuidados e atenção constantes, por prolongado período de tempo. Apesar de tudo existem bons hospitais, com alas especializadas para tratamento intensivo”.
A terapia operatória envolve, algumas vezes, a cura completa; noutras ocasiões, objectiva-se apenas uma cura parcial, livrando o paciente dos sintomas da moléstia ou do seu perigo iminente.
Pode-se empregar a terapia operatória também para destruir ou extirpar uma parte do corpo, que compromete o restante, como o caso de amputação de um membro gangrenado, ou para reparar uma lesão.
O professor Egas Moniz foi laureado com o Nobel da Medicina pela sua Lobotomia, operação praticada na psicocirurgia, que consiste em accionar as fibras nervosas ligando o tálamo ao lobo pré-frontal.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?