segunda-feira, maio 14, 2007

 

Explicações


Uma vez entrado e sentado, o Augusto logo se viu assediado com perguntas, quer por parte da “senhora” quer, ainda que mais moderadamente, por Cristina.
Fez um sinal com as mãos, para que o deixassem falar, e começou o seu relato, enquanto reparava que a "senhora" parecia ter envelhecido anos em apenas algumas horas.
- Telefonei à minha colega Adelaide N, de Lisboa. Confirmou tudo o que disse a Ana Catarina. Posso dizer, no entanto, que há ainda algumas esperanças quanto ao tratamento e possível cura do Ildefonso. Se estiver de acordo, vou fazer-lhe uns testes e pedir umas análises e depois, se tudo correr como espero, iniciará o tratamento.
Devo dizer-lhes não ser o momento apropriado para qualquer recriminação. Quanto a ti, Cristina, se estiveres de acordo, casaremos logo que a papelada esteja em ordem. Talvez dentro de uma semana. Quanto a si, cara “senhora”, deverá tomar todas as precauções, que lhe indicarei, para se proteger de uma eventual contaminação. Ias dizer alguma coisa, Cristina?
- Ia dizer-te apenas que sim. Que quero casar-me contigo o mais depressa possível. A papelada não demorará mais que dois a três dias.
- Ainda bem. Tenho casa arrendada e mudar-te-ás para lá ainda hoje. A senhora Angelina, minha governanta e cozinheira, cuidará de tudo. Vai preparar as tuas coisas que logo passarei por cá com ela, e as levaremos no carro. Quanto a si, “senhora”, aconselho-a a falar com seu filho. Mostre-se terna, carinhosa. Apesar de tudo é seu filho. Agora, se me permitem, vou dizer-lhe o que penso poder fazer por ele.
- Augusto – chamou a “senhora”. Obrigado por tudo.
- Por nada “senhora”. Apesar da minha modesta origem. De plebeu, continuo a considerar-me “irmão” de seu filho. A amizade não deve conhecer barreiras ou diferentes cores de sangue. Vai, Cristina, antes que se faça tarde. Esta noite jantarás comigo, na tua nova casa.
Ela não se fez rogada e foi quase a correr que subiu as escadas. Ele seguiu-a e dirigiu-se ao quarto do Ildefonso.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?