terça-feira, maio 01, 2007

 

Causas de síncope



Os principais tipos de síncopes são de natureza cardíaca, circulatória ou nervosa. Os três produzem, como efeito final, deficiências na irrigação sanguínea do cérebro.
As síncopes de origem cardíaca resultam de afecções do músculo cardíaco, da membrana da superfície interna do coração. A excitação exagerada dos centros nervosos responsáveis pelos impulsos cardíacos, como os seios carotidianos, também provoca síncope pelo retardar ou bloq uear do reflexo cardíaco, o que faz baixar a pressão arterial, interferindo na circulação cerebral.
As causas mais frequentes de hiperexcitabilidade dos seios carotidianos são a arteriosclerose, a hipertensão e a menopausa.
As síncopes de origem nervosa, por sua vez, subdividem-se em três tipos: psocogénicas, ou emotivas, neurogénicas puras e reflexas. As psicogénicas são mais comuns em pessoas excessivamente emotivas. Tais pessoas podem sofrer síncopes quando passam por estados de medo, ansiedade ou choque, pois, nessas ocasiões, as suas descargas sensitivo-motoras incidem preferentemente sobre as desordens vasodepressoras, que desencadeiam o ataque.
As neurogénicas puras resultam de lesões dos centros nervosos, traumatismos ou tumores cerebrais. São extremamente graves e, em muitos casos, letais.
As reflexas podem ocorrer durante uma punção pleural ou abdominal, por dor aguda ou pela inalação abrupta de vapores tóxicos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?