sexta-feira, abril 13, 2007

 

Surdez



Incapacidade total ou parcial de ouvir. Pode ser de origem congénita ou adquirida. Não constitui propriamente uma afecção, mas trata-se de um sintoma de afecção nos nervos auditivos ou no sistema nervoso central. Pode ocorrer num dos ouvidos (unilateral) ou nos dois simultaneamente (bilateral).
No primeiro caso, o sentido de direcção é prejudicado e o paciente encontra uma certa dificuldade em localizar a procedência do som. Em consequência da surdez parcial., a mais comum, podem surgir defeitos da fala, verbalização pobre e repetitiva.
Nas crianças muito novas as maiores deficiências auditivas são decorrentes de doenças infecciosas do sistema nervoso central.
Nos adultos, os casos de surdez envolvem muitos factores. Por vezes aparecem tumores no ouvido médio. Às vezes surge um tipo de nascimento cutâneo (colesteatoma) que pode afectar tanto o tímpano como o ouvido interno.
Quanto às pessoas afectadas por defeitos perceptivos, a terapia torna-se difícil e os resultados quase nunca são considerados satisfatórios, devido à dificuldade de se recuperar casos em que se perdeu a capacidade de distinguir os vários sons.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?