domingo, abril 29, 2007

 

Síncope

Perda súbita da consciência por interrupção do fluxo sanguíneo ao cérebro. É provocada pela alteração dos tecidos nervosos das regiões cerebrais responsáveis por funções relacionadas com a consciência.
Alguns instantes antes da síncope, há sensação de mal-estar, tontura, zumbidos nos ouvidos, vista turva e, o que é mais notável, palidez acentuada; com frequência, surge transpiração fria e abundante. A perda da consciência pode ser total ou parcial.
Neste caso, os sentidos passam a funcionar de modo precário. A percepção torna-se confusa, permitindo, contudo, ouvir vozes ou ver imagens turvas das pessoas à volta.
No estado de inconsciência total, ocorre a imobilização completa do corpo; raramente, verificam-se também pequenas convulsões nos membros superiores. Nos dois casos, o desmaio dura pouco tempo e a recuperação completa ocorre, frequentemente, em poucos minutos, permanecendo uma sensação de fraqueza muscular generalizada. Quando a redução de sangue nas artérias do cérebro (isquémia cerebral) não ultrapassa alguns minutos, as células nervosas permanecem intactas.
Quando, entretanto, a síncope se prolonga por mais tempo, podem ocorrer distúrbios de carácter irreversível, como a necrose. Em pacientes idosos, a síncope frequentemente origina fracturas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?