quarta-feira, abril 11, 2007

 

O Vómito



Expulsão violenta do conteúdo estomacal através do esófago e da boca.
O mecanismo que o desencadeia é constituído por várias fases. A primeira caracteriza-se por uma inspiração profunda, que “achata” o diafragma várias vezes até ao início do processo de expulsão do conteúdo estomacal.
Posteriormente, ocorrem os movimentos produzidos pela contracção dos músculos intercostais e abdominais; nessa fase, a glote permanece fechada e impede que o ar deixe os pulmões, causando um aumento de pressão nas cavidades torácica e abdominal. O estômago inicia então o vómito propriamente dito, por meio de relaxamento do cárdia (passagem entre o esófago e o estômago) e o encerramento do piloro (passagem entre o estômago e o duodeno). A contracção simultânea dos músculos da parede estomacal faz com que o conteúdo seja expelido para o esófago, e, a partir daí, chega à boca.
Todo o processo é regulado por um reflexo nervoso, a partir de estímulos do abdómen, do estômago, do esófago ou do cérebro. O centro responsável por essa actividade reflexa situa-se no bulbo, logo acima da espinal-medula. Hoje sabe-se que são dois os centros bulbares responsáveis pelo vómito: o centro do vómito, que coordena e controla a sequência do vómito, e o centro quimio-receptor, que provoca o vómito pela acção química de certas substâncias. O centro do vómito pode ser directamente estimulado por uma hemorragia ou tumor cerebral ou por causas imprecisas.
As principais causas do vómito são as doenças do trato digestivo, como a infecção da mucosa gástrica, as úlceras gástricas ou duodenais, o bloqueio da saída do estômago e a obstrução do intestino delgado. O vómito pode ser ainda uma consequência do envenenamento causado por alimentos deteriorados, drogas, bactérias, ou toxinas presentes na circulação sanguínea. Frequentemente, é causado por perturbações abdominais.
O tipo de vómito mais alarmante é, sem dúvida, o provocado por condições patológicas do cérebro. Quer os psicopatas e sociopatas, quer os psicóticos obsessivos e os paranóides vomitam ou causam náuseas e vómitos, assim como os corpos putrefactos em decomposição, com seu odor nauseabundo, causam vómitos. São, aliás, as mais violentas demonstrações de vómito que se podem verificar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?