terça-feira, abril 24, 2007

 

O Coração



Há dois tipos de efeitos que atingem o coração: na fase inicial, as artérias coronárias, que suprem os músculos do coração, constringem-se e passam a não fornecer sangue em quantidade suficiente.
O coração sofre falta de oxigénio e sente-se um aperto no peito, a angina pectoris ou angor pectoris. (O termo latino: angina é usado por extensão, pois significa “inflamação”, “aperto da garganta”;: angor é “angústia”, “aflição”; e pectoris deriva de pectus, que significa “tórax”).
A angina pectoris pode ser um importante sinal de advertência, indicando que o coração está a receber suprimento deficiente de sangue.
O tratamento geralmente recomendado, que á a administração de nitroglecerina sob as mais diversas formas, não combate a afecção básica (A aterosclerose vascular), mas dilata o vaso temporariamente. Assim, o sangue aflui novamente ao coração e a dor cessa. Em geral, a dor característica da angina pectoris ocorre após esforço físico ou emoções intensas; dificilmente se manifesta durante o repouso.

PS: Saúdo o regresso do Zeferino, esperando que os seus estudos estejam a correr pelo melhor e possa de novo colaborar mais assiduamente neste espaço. Amanhã também me juntarei a um grupo de pessoas que comemorarão em grande a data memorável de 25 de Abril de 1974, agradecendo aos valorosos capitães a sua generosidade.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?