sábado, abril 28, 2007

 

Nistagmo

Oscilação involuntária, mais ou menos periódica, dos globos oculares. É desencadeada entre outros motivos, por irritação do órgão do equilíbrio ou dos olhos. A sua característica típica é a alternância entre uma fase de rápido movimento ocular e uma de movimento lento. É classificado em grupos, de acordo com plano – horizontal, vertical ou rotatório – da oscilação dos olhos, com a sua frequência, intensidade e com a posição dos globos oculares quando oscilam. Pode ser medido após a aplicação de certos estímulos destinados a examinar a função do órgão de equilíbrio.
Chama-se nistagmo de primeiro grau quando ocorre somente quando o paciente olha numa determinada direcção (esquerda, direita, para cima ou para baixo).
Quando aparece no olhar fixo para a frente, fala-se de nistagmo de segundo grau, e, no nistagmo de terceiro grau, o sinal ocorre quando o paciente olha nalguma direcção, qualquer que seja. Formas especiais distintas de nistagmo são o posicional e o de transposição.
No primeiro, sacudidelas rápidas e lentas na vertical dos olhos ocorrem em certas posições da cabeça e do corpo, como: cabeça para a direita, para a esquerda, inclinada para trás, encostada para trás, para o lado esquerdo, para o lado direito do corpo.
O nistagmo de transposição ocorre em mudanças da cabeça noutras direcções, portanto mesmo com o mais leve movimento da cabeça.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?