sexta-feira, abril 27, 2007

 

Neurossecreção

Secreção de hormonas, ou de substâncias similares produzidas por neurónios especiais. Tais neurónios organizam-se em dois grupos compactos, chamados núcleos, localizados numa região definida do cérebro (hipotálamo). O núcleo supra-óptico situa-se sobre o quiasma óptico. O paravenricular localiza-se nas proximidades da parede lateral do terceiro ventrículo. Ambos se organizam em pares simetricamente dispostos nos dois lados do cérebro.
Além desses dois núcleos principais, existem pequenos núcleos neurossecretores, dispersos na região do hipotálamo.
As células neurossecretoras, ao contrário dos neurónios comuns, não se conectam com outras células do tecido nervoso, muscular ou glandular, mas somente com vasos sanguíneos e com a hipófise, e sempre por meio de axiónios.
Em virtude da sua estreita ligação com o sistema vascular, as neurossecreções podem influenciar rapidamente a produção hormonal de todas as glândulas endócrinas e são passíveis de sofrer igual influência por parte delas.
O mecanismo pelo qual a secreção dos núcleos hipotalámicos actua não é bem conhecido. A secreção desses núcleos está inteiramente ligada à função da neuro-hipófise e tem importante papel na regulação do metabolismo da água.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?