domingo, abril 22, 2007

 

Aterosclerose



Também conhecida como aterose, é uma grave afecção das paredes vasculares.
Embora muita gente o faça, não é correcto descrevê-la como sendo simplesmente o endurecimento ou calcificação das artérias.
Nesta doença, que anualmente acomete milhões de vítimas, ocorrem várias alterações no sangue e nas paredes dos vasos sanguíneos.
Nos países desenvolvidos, a aterosclerose ou as suas consequências são responsáveis por mais de 40% das mortes entre as pessoas de meia-idade.
Essa incidência alarmante fez com que a Organização Mundial de Saúde colocasse as doenças cardíacas e vasculares em primeiro lugar numa lista de prioridades, para que se estude sobre elas.
Acredita-se que algumas providências simples, tais como dieta, exercícios e fuga às tensões mentais, possam reduzir essa alta percentagem.
Com o avançar da idade, aparecem depósitos de gordura nas artérias, sendo que algumas destas são mais seriamente afectadas do que outras. Trata-se geralmente de um processo ao acaso, embora a incidência seja maior nalgumas poucas artérias, sendo as mais afectadas a aorta, especialmente nas suas secções torácicas e abdominais, as artérias cerebrais e as que irrigam o coração, além das coronárias. Numa segunda fase são também afectados os vasos que irrigam os rins e as pernas.
Saúdo o Eusébio e desejo-lhe melhoras rápidas e duradouras.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?