domingo, fevereiro 25, 2007

 

Nascimento de gémeos



Irmãos de uma única gravidez, os gémeos podem ser monozigóticos ou dizigóticos. Oas monozigóticos ou idênticos são sempre do mesmo sexo; são extremamente semelhantes, já que originados num só óvulo, fertilizado por um único espermatozóide.
O óvulo fecundado biparte-se e desenvolve-se em dois indivíduos com características hereditárias absolutamente iguais.
Já os dizigóticos ou fraternos não têm necessariamente o mesmo sexo nem são obrigatoriamente semelhantes. Derivam de dois óvulos diferentes, fertilizados simultaneamente, cada um por um espermatozóide.
Exemplos de nascimentos múltiplos:
Oliva Dionne, de Ontário, no Canadá, deu à luz, em 1934, quíntuplos, no primeiro caso em que todas sobreviveram. Consta que ainda vivem três filhos (um homem e duas mulheres) dos sêxtuplos dados à luz pela mexicana Maria Garcia em 1953.
Desde 1900 há cinco casos confirmados de sêxtuplos. Em Março de 1969, uma etíope deu à luz sete filhos, dos quais dois morreram ao nascer.
Os únicos óctuplos que nasceram com vida eram filhos de uma outra mexicana; o parto foi de quatro rapazes e quatro raparigas, mas todos morreram no prazo de catorze dias.
Voltando atrás, os monozigóticos compartilham de uma só placenta e, parcialmente da mesma membrana fetal, os dizigóticos possuem placenta e membrana individuais. Graças a isso é quase sempre possível saber se os gémeos são mono ou dizigóticos logo depois do parto.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?