quarta-feira, fevereiro 28, 2007

 

Medicina do futuro



Ramo da medicina que abrange predições sobre o futuro da medicina, utilizando informações a respeito do seu desenvolvimento anterior.
Nalguns casos, como o futuro estágio dos antibióticos e da produção de vacinas, as previsões podem ser feitas com elevado grau de precisão; noutros, como o tratamento do cancro, o grau é muito menor, devido ao grande número de factores incertos a envolver a doença.
Em muitas áreas de assistência à saúde pública, há necessidade de estimativas tão precisas quanto possível para orientar a adopção de novas medidas. É o caso, por exemplo, da construção de hospitais, cujas instalações técnicas devem permanecer adequadas por muitos anos, tendo em vista o seu alto custo. O mesmo se aplica ao ensino e treino dos médicos, especialistas e pessoal de enfermagem.
As previsões mais importantes da medicina do futuro referem infecções bacterianas, doenças víricas, cancro, transplante de órgãos, doença de Alzheimer (demência), doenças cardíacas e vasculares, psiquiatria e cirurgia.
Nota: Não querendo imiscuir-me em qualquer decisão política actualmente tomada, o encerramento de serviços hospitalares é uma perfeita falta de senso comum.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?