terça-feira, fevereiro 20, 2007

 

Já conheceis o "porcasno"?



Eis, resumidamente, as suas características morfológicas.

* O peso varia segundo os indivíduos e a raça, de 80 quilos para o porcasno anão a 480 para um porcasno de Canidelo.
* A altura do garrote vai de 0,80 a 1,60 m em média.
* O corpo alongado (ver foto anexa) mede de 0,90 a 1,60; distingue-se pelo seu peitoral bastante comprimido, mais espesso e de forma mais ou menos cilíndrica para a parte posterior.
* O dorso é ligeiramente oblíquo depois do garrote, mais ou menos proeminente, até ao lombo, que é direito e ligeiramente deprimido. A coluna vertebral mais curta que a do porcavalo, é constituída de vértebras dorsais muito desenvolvidas, razão pela qual os porcasnos têm o lombo saliente e forte.
* A cauda, plantada alta, é pendente, bastante longa e guarnecida de crinas na sua extremidade.
* A cabeça é alongada, de cor diferente do resto do corpo, clara com alguns traços escuros, poucos, assemelha-se à do porco vulgar, o focinho é branco, a ponta do nariz avermelhada, os olhos escuros e redondos, como os de porco.
* A voz: o asno zurra e o cavalo relincha, o porcasno consegue a mistura de sons dos três.* *
* Orelhas pontiagudas, bem no alto, são separadas na base com um pavilhão dirigido para a frente; extremamente móveis, medem em geral a metade do comprimento da cabeça. Por vezes têm a chamada orelha caída ou partida, como se para ouvir melhor.
* Seus membros, como em todos os porquídeos, são longos, bem separados do tronco e feitos para a marcha.
* A pata do porcasno é mais direita que a do porcavalo e o seu casco também. É preciso não esquecer esta particularidade morfológica da besta.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?