domingo, fevereiro 25, 2007

 

Desenvolvimento da pulga



Durante a terceira fase de desenvolvimento, a larva recobre-se de poeiras, de fibras, de grãos de areia, de restos orgânicos e, sob este revestimento, tece um casulo com uma seda fornecida pelas glândulas labiais. Neste abrigo, a larva, primeiro branca, cada vez mais acastanhada metamorfoseia-se em adulta.
A pulga adulta é um insecto castanho-escuro ou castanho avermelhado, cujo tamanho varia entre 1 a 4 mm de comprimento. O seu corpo, comprimido de cada lado, permite-lhe mover-se à vontade enre os pêlos ou a pele do seu hospedeiro.
Não possui asas, mas as suas patas posteriores, robustas, são bem conformadas para o salto que pode atingir os 20 cm verticalmente e os 41 na horizontal.
Os picos agrupados por séries nas patas ajudam as pulgas a agarrar-se firmemente ao seu hospedeiro
A pulga adulta pode manter-se fechada vários meses no seu casulo, até que as condições propícias, como o aumento da temperatura e concentrações de dióxido de carbono, favoreçam a sua emergência.
As vibrações produzidas pela presença de um hospedeiro podem igualmente estimular a sua saída do envelope ninfal. Esta sensibilidade às vibrações explica porque as pulgas vivendo em casas desabitadas se tornam activas desde a chegada de humanos ou de animais de companhia.
Tal como acontece com Madame La Confradesse de Canidelo…

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?