domingo, fevereiro 18, 2007

 

Deficiência funcional

Alteração no funcionamento de um órgão ou de todo o organismo, devido à perda ou redução da actividade desse órgão por doença ou remoção cirúrgica parcial ou total.
O mau funcionamento de uma glândula de secreção interna leva à deficiência funcional, pois os sistemas que dela dependem deixam de actuar devidamente. É o que ocorre com a menopausa feminina: os ovários têm a sua actividade grandemente reduzida, o que resulta em atrofia dos órgãos sexuais, alterações cutâneas…
Casos importantes de deficiência funcional ocorrem quando há comprometimento de áreas ou trajectos nervosos. Assim, a lesão de determinadas áreas do cérebro produz a incapacidade de movimentar um ou mais músculos (síndroma da deficiência funcional motora).
A lesão noutras áreas pode, por sua vez, afectar as impressões sensoriais (síndroma de deficiência sensorial): odores específicos tornam-se irreconhecíveis, parte do campo de visão pode ficar prejudicada, e assim por diante.
A lesão cerebral pode também provocar no paciente a incapacidade de falar, ouvir, ler ou escrever. No caso da afasia motora, por exemplo, verifica-se a impossibilidade da fala apesar de o paciente apresentar os órgãos vocais em perfeito estado.
Na afasia sensorial, por outro lado, o paciente não consegue compreender o sentido das palavras que ouve e lê.
Quando a lesão provoca a cegueira às palavras, o paciente não consegue reconhecer as palavras escritas como símbolos de ideias.
O paciente com agnosia não consegue reconhecer o que é visto (agnosia visual) ou tocado (estereognosia), mesmo contendo os órgãos sensoriais íntegros.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?