sábado, fevereiro 24, 2007

 

Ciclos biológicos das pulgas



As pulgas passam por quatro fases de desenvolvimento: o ovo, larva, ninfa e adulta. A duração do ciclo biológico depende da espécie em causa, da temperatura, da humidade e do acesso à alimentação. Se todas as condições favoráveis estão reunidas, uma pulga chega ao estado adulto em duas ou três semanas.
Após cada refeição sanguínea, as pulgas fêmeas põem de quatro a oito ovos redondos, de casca lisa, de cor esbranquiçada e de textura colante. Os ovos colocados sobre um corpo de um hospedeiro podem cair e facilmente se acumulam, geralmente no material desejado, sobretudo se há um animal doméstico.
Ao fim de uns dias saí do ovo uma larva em forma de verme, muito pequena (à volta de 1,5 mm de comprimento) esbranquiçada e com cabeça acastanhada. Pode atingir até 5 mm de comprimento. Durante esta fase, a larva evita a luz e é sensível às variações de humidade e temperatura, tal como parece acontecer com Madame La Confradesse de Canidelo. Alimenta-se de detritos orgânicos, de dejectos das outras larvas e do sangue seco que se encontra nas excreções das pulgas adultas. A larva pode sobreviver até duzentos dias em condições desfavoráveis e deslocar-se em distâncias indo até 30 cm por minuto. Enrola-se à volta do objecto mais próximo, por vezes fibras dum tapete, o que lhe evita ser vítima do aspirador.
N’est ce pas, Madame La Confradesse de Canidelo?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?