sábado, fevereiro 17, 2007

 

Chupar os dedos

Geralmente trata-se de um hábito infantil. Até uma certa idade é considerado pela maioria dos especialistas como um comportamento normal. Depois disso…
A sucção do polegar ou de algum objecto serve como substitutivo da sucção do sei materno, o que origina grande satisfação para o lactente.
Em idade considerada adulta, a sucção dos dedos ou de outro “objecto” qualquer, pode tratar-se de uma tara irreversível. O efeito favorável ou desfavorável desse hábito sobre o desenvolvimento mental e da dentição é objecto de controvérsias.
Os especialistas que são favoráveis a ele acreditam que a supressão do reflexo da sucção é frustrante para a vida emocional da criança, podendo levar à tensão e à ansiedade. Por outro lado, acham que não há perigo de a dentição se tornar defeituosa, uma vez que, na maioria dos casos, o costume já foi abandonado quando a criança entra no período de substituição da dentição de leite pela permanente.
Este hábito pode ter outros efeitos colaterais, como por exemplo originar a formação de um palato elevado, se o polegar é pressionado contra ele durante a sucção, o que resulta em compressão dos canais nasais; é possível também surgir inflamação do polegar, em consequência do enfraquecimento da pele e do tecido cutâneo pela sucção.
A opinião corrente é a de que um desejo normal de sucção não deve ser travado depois de atingida a idade adulta, já que é a satisfação de um sentimento íntimo, embora produza distorções no maxilar superior, para além da criação de um hábito de chupar coisas que nada têm a ver com os dedos e não ser uma remota forma.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?