quarta-feira, janeiro 17, 2007

 

Parasitas



Microrganismos vegetais ou animais que vivem à custa de outros seres vivos denominados hospedeiros. Existem quatro tipos básicos de associação entre os seres vivos.
No primeiro (mutualismo), ambos os organismos beneficiam da convivência mútua, sem que nenhum dos dois seja indispensável à sobrevivência do outro.
No segundo, chamado simbiose, a associação é mais estreita e vital para os dois seres que tiram dessa associação vantagem mútua.
No terceiro, denominado comensalismo, a associação beneficia apenas um organismo, embora não prejudique o outro, em condições normais.
Esse tipo de associação, porém, torna-se lesivo ao hospedeiro, quando a sua resistência física se reduz ou quando ocorre uma multiplicação excessiva dos organismos comensais.
O quarto tipo, o parasitismo, caracteriza-se por lesar o organismo hospedeiro em todos os casos.
Todas estas formas de associação podem ocorrer no homem. Do ponto de vista médico, entretanto, interessam apenas o comensalismo e o parasitismo.
Grande parte dos vírus, fungos e bactérias pode agir patogenicamente em quase todas as partes do organismo humano e de outras espécies de animais.
Alguns desses organismos não abandonam o hospedeiro voluntariamente: outros deixam o organismo parasitado logo depois de o picarem. Caso do piolho, da pulga e do mosquito.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?