domingo, janeiro 14, 2007

 

Oxitocina



Hormona produzida por células nervosas do hipotálamo e armazenada no lobo posterior da hipófise, que a liberta gradualmente na circulação sanguínea. É uma proteína constituída por nove moléculas aminoácidas: a tirosina, a isoleucina, a glutamina, a asparagina, a prolina, a leucina, a glicina e as duas moléculas de cistina.
A oxitocina estimula a contracção dos músculos lisos, sobretudo os do útero, durante e após o parto. Na gravidez, a sua acção parece ser bloqueada pelo alto nível de progesterona no sangue. Desconhece-se a natureza da relação entre a queda do nível de progesterona – antes do parto – e a súbita sensibilidade uterina.
Após o parto, a estimulação dos bicos dos seios para a amamentação provoca descargas reflexas de ocitocina. Estas forçam a contracção das células mio-epitelias da glândula mamária, facilitando o escoamento do leite.
A acção pós-parto que a oxitocina exerce reflecte-se também sobre o útero, fazendo com que se contraia. Tais contracções obrigam os tecidos uterinos a voltar ao seu volume normal.
Durante a cópula também pode ocorrer descarga reflexa de oxitocina que, provocando contracções uterinas, impulsiona para cima os espermatozóides. Essa hormona também é produzida pelo organismo masculino, mas com funções desconhecidas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?