quarta-feira, janeiro 10, 2007

 

O Sistema Nervoso



Sistema regulador do organismo face às mudanças ambientais.
Divide-se em duas partes – central e periférica – que constituem uma unidade complexa.
Assimila as informações provenientes do mundo exterior e conecta-as com as funções dos vários órgãos, fazendo com que estas respondam às necessidades colocadas pelo constante processo de adaptação do organismo.
As informações provenientes do exterior são captadas pelos órgãos sensoriais e convertidas em estímulos codificados com sinais específicos, que são, logo em seguida, conduzidos ao sistema nervoso central pelas fibras nervosas aferentes.
No cérebro, após a interpretação desses sinais, são emitidas “ordens” destinadas a fazer com que todos os órgãos e glândulas cumpram as funções necessárias para que o organismo responda adequadamente a cada situação.
Um outro fluxo de impulsos é então transmitido do centro do sistema para as várias partes do organismo pelas fibras nervosas eferentes.
O sistema nervoso dos animais inferiores é, muitas vezes, constituído por uma rede simplificada de células; estas são capazes de transferir e distribuir estímulos. Nos animais mais desenvolvidos, no entanto, esse sistema é formado por inúmeros percursos condutores simetricamente localizados entre cada parte do corpo e pelos centros nervosos localizados no encéfalo e na espinal-medula.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?