segunda-feira, janeiro 08, 2007

 

O Jogo de Madame

Alguns, na esperança de uma prenda gostosa, fazem boquinhas e espreguiçam-se, podendo até negar as suas origens.
Madame regressou com vontade de jogar, de brincar, de dar liberdade aos seus mais primitivos sentimentos. Avisou:
“Jogamos a contar!” – disse ela. “Prestem atenção! Vou andar à volta da direita para a esquerda, e vocês vão também contando à volta, cada um o número que lhe cabe, e isto deve ser feito num ritmo muito rápido; e quem parar, ou se enganar, recebe uma bofetada, e assim até fazer mil”.
Torna-se muito engraçado. Ela ia andando à roda com o braço mais depressa; aí um enganou-se, paf! Uma chapada e outra vez paf!, e cada vez mais depressa.
Eu próprio, mero espectador, vi como ficavam marcados os seus dedos nas faces dos jogadores.
Devo esclarecer que os jogadores eram sempre os mesmos de sempre. Tudo coincidia e se desenrolava à volta daqueles eternos “nomes” do canidelense Qim Andrade, o pretensioso secretário, acumulando as funções da Acção Social e cultura da Junta de Freguesia de Canidelo, o despeitado por não poder bacorar como pretendia neste saudável e democrático espaço que é o PQ.
Convenhamos que para quem desempenha um cargo público, para o qual foi eleito pelo povo, é vergonhoso.
Será, esta atitude, um reflexo do que se passa pelo país que é Portugal? Não creio, já que também não acredito que tenham perdido a noção do respeito pelos cargos públicos nem por si mesmos.
Voltemos, pois, ao divertimento de Madame La Confradesse, que se gabava:
“Com as bofetadas esqueceram o mau tempo e tudo. Eu era – continuou ela – uma das mais assustadas, mas ao fazer-me valente para incutir coragem aos outros, tornei-me corajosa.”
Como a Madame gostava de levar, designadamente nas trommbas.
Parecia trovejar ao longe e Madame La Confradesse, apoiada nos cotovelos, olhava a paisagem, olhou para o céu, para mim, e vi os seus olhos muito esbogalhados e disse:
“Estou farta desta vida de volúpia e de tantos homens na minha vida e cama. Tenho de dizer ao Qim que ponho fim a tudo e que se arranje como entender, porque pifei completamente”.
Cá entre nós, não acredito em nada do que disse e do que diz, já que tem o vício entranhado até à medula. É uma corredora de homens. Parece que os engole só com o olhar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?