segunda-feira, janeiro 08, 2007
Neurose Obsessiva Compulsiva

Quando se fala de conteúdos simbólicos, o termo é talvez fraco para expressar o que realmente ocorre, já que não se fala de uma mostragem simbólica comum, o indivíduo afectado por tal desequilíbrio age de modo a que tudo parece realidade.
O enfoque psiquiátrico moderno diverge da abordagem psicanalítica, quer na etiologia de tal doença quer no modo de a tratar.
Na experiência profissional, bom como na pesquisa de literatura psicanalítica, observam-se particularidades normativas que sempre estão presentes no comportamento neurótico compulsivo obsessivo.
O indivíduo tem consciência do absurdo de muitos dos seus pensamentos e comportamentos, por isso se estabelece no ego da pessoa afectada um verdadeiro tormento pelas repetições de ideias.
Face a isso, pode definir-se as obsessões de ideias como intensificações de pensamentos distóniccos, recursivos e intrusivos, levando o indivíduo a ser imaginado pelos seus pensamentos, gerando uma ansiedade atormentadora.
Para avaliar a ansiedade causada pelas obsessões, este neurótico recorre a acções ritualizadas, as que por sua vez s são chamadas compulsões.