sexta-feira, janeiro 12, 2007

 

Morte aparente

pbngxwyEstado em que todas as funções vitais parecem ter cessado, mas, decorrido um intervalo mais ou menos longo, reaparecem espontaneamente. As causas mais frequentes desse fenómeno são o afogamento, inalação de gases tóxicos, sufocamento por aspiração de um objecto qualquer, descargas eléctricas e lesões cerebrais.
Os batimentos cardíacos e a respiração são imperceptíveis ou só precariamente detectáveis. Esse estado é intermediário da morte e não pode prolongar-se além de três ou quatro minutos, sob pena de lesão cerebral irreparável ou mesmo a morte cerebral, por falta de oxigénio.
A respiração e a actividade cardíaca devem ser mantidas até que a pessoa recomece a respirar espontaneamente e que seus batimentos cardíacos sejam perceptíveis, ou até que a morte seja constatada e atestada.
O risco de morte aparente já levou algumas pessoas a tomar medidas preventivas no caso de virem a ser sepultadas em estado de morte aparente. Fizeram instalar campainhas de alarme ou mesmo telefones no interior de seus ataúdes, com o fito de comunicar com o exterior, se despertarem, sob a terra, de uma morte aparente.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?