quinta-feira, janeiro 11, 2007

 

Mormo


Doença infecciosa grave, causada pelo bacilo Malleomyces mallei. Afecta principalmente os equinos. É transmitida ao homem por animais doentes. Os germes penetram no organismo através de ferimentos cutâneos, ou, mais raramente, por inalação ou ingestão; a infecção acidental dos funcionários dos laboratórios tem sido bastante frequente.
Após um período de incubação, que pode durar dias ou semanas, aparecem febre alta e mal-estar generalizado. No local onde se deu a penetração dos germes, forma-se uma ulceração, que é bastante dolorosa, e ocorre o aumento de volume dos gânglios linfáticos da região.
Os germes disseminam-se pela via linfática e pela circulação sanguínea, afectando vários órgãos, como os tecidos subcutâneos, os músculos, os pulmões, o fígado e o baço. Esses órgãos constituem-se então em sedes de lesões nodulares inflamatórias que acabam por criar inúmeros focos de necrose.
O fígado e o baço aumentam de volume – hepatosplenomegalia. Frequentemente, verificam-se também as ulcerações por vias respiratórias (laringe e traqueia).
A evolução da afecção é rápida e mortal na maioria dos casos. O diagnóstico é realizado pelo isolamento do agente causal através de exames de laboratório (cultura e inoculação em animais) e por meio de provas sorológicas para a dosagem de anticorpos específicos. O tratamento da doença baseia-se em sulfocliogina.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?