terça-feira, janeiro 23, 2007

 

Gripe intestinal



Processo inflamatório dos intestinos, muito comum em determinadas estações do ano.
A inflamação dos intestinos é provocada por vírus e afecta a maior parte do trato digestivo, principalmente o estômago e o intestino delgado; em alguns casos, são afectados apenas alguns órgãos, como o estômago, fígado, ileo ou o intestino grosso.
Os sintomas dessa enfermidade são: dor abdominal, caimbrãs, vómitos e diarreia; o paciente também pode sentir febre, sonolência, cansaço e falta de apetite.
O exame por apalpamento (palpação) só permite identificar intensos movimentos intestinais (peristálticos), e a presença de uma dor vaga cobrindo todo o abdómen.
A diarreia decorre do aumento da actividade intestinal, da redução da ingestão de líquidos ou da acumulação de líquidos na cavidade abdominal. Por essa razão, o exame das fezes (em laboratório) do paciente é necessário para o correcto diagnóstico da doença.
O tratamento visa principalmente os seus sintomas (terapia sintomática), uma vez que se desconhecem métodos para a eliminação directa das infecções por vírus.
Recomenda-se a ingestão de grandes quantidades de líquidos e sais minerais e a administração de adstringentes. Nos casos em que se verificam grandes perdas de líquido – provocadas por vómitos persistentes e diarreia – é necessário repô-lo rapidamente para evitar o risco de desidratação.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?