terça-feira, janeiro 30, 2007

 

Canhoto

Diz-se de um indivíduo que utiliza preferencialmente a mão esquerda. Dextra é a pessoa que privilegia a mão direita e ambidextra aquela que utiliza indiferentemente as duas mãos.
Na verdade, essas noções constituem casos particulares válidos para os membros superiores, do conceito de dominância lateral: pode-se detectar, em princípio, o lado dominante para todas as partes do corpo susceptíveis de notoriedade autónoma, como é o caso dos olhos e dos membros inferiores.
As categorias de canhoto e dextro podem ser consideradas como os extremos de uma escala entre as quais se situariam muitas pessoas. Isto porque é normal encontrar-se indivíduos que não são homogeneamente dextros (ou canhotos): eles podem utilizar a mão direita para certas actividades (escrever), a esquerda para outras (distribuir as cartas do baralho), como também o olho dominante pode não coincidir com a mão dominante.
O estabelecimento da dominância de uma das mãos ocorre por volta dos 5 anos de idade. Até então é normal que a criança possa utilizar uma ou outra mão em actividades correntes, como desenhar, recortar, etc.
As pessoas canhotas constituem a minoria na população: os dados estatísticos oscilam entre os 5 e os 30%, de acordo com o grupo, considerado e o critério utilizado para definir os canhotos.
Em francês, gauche significa ao mesmo tempo “esquerdo” e “desajeitado”; em latim sinister é “sinistro” e “esquerdo”; em português, a palavra canhoto significa “desajeitado” e “inábil”, derivando de canho, isto é, “esquerdo”, “canhoto”.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?