domingo, janeiro 28, 2007

 

Boca

A cavidade bucal é o espaço limitado anteriormente pelos lábios, lateralmente pelas bochechas, superiormente pela abóbada palatina (céu da boca), inferiormente pela língua e região sublabial e posteriormente pelo véu do paladar e amígdalas.
O termo “boca” é usado para designar tanto a cavidade bucal como os limites externos dessa cavidade – os lábios – ou apenas a sua abertura. A cavidade bucal contém a língua e os dentes, assim como as aberturas dos canais excretores das glândulas salivares.
A cavidade bucal é revestida por uma mucosa que começa nos lábios, cujas faces internas são ligadas às gengivas por uma dobra central (freno labial). O assoalho da boca consiste principalmente de músculos e tecido conectivo, ligando-se à parte final da língua pelo freno lingual. De cada lado do freno lingual existe uma tuberosidade (papila sublingual) que contém as aberturas do conducto da glândula salivar submaxilar.
A partir daí, para trás e para os lados, situa-se a dobra sublingual, formada pela saliência das glândulas salivares sublinguais, que aí se abrem; próximo a ela encontra-se uma dobra franjada. Na parede bucal, ao nível do segundo molar da mandíbula superior, abre-se o canal da glândula parótida. A saída é rodeada por 4 ou 5 glândulas mucosas, do tamanho de um grão de arroz.
A boca pode ser local de muitas doenças, a maior parte delas ligadas a moléstias comuns. Além disso existem também vários tipos de anormalidades orais congénitas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?