sábado, janeiro 27, 2007

 

Bissexualidade

Literalmente, “possuir dois sexos”.
Assim, uma pessoa é bissexual quando é simultaneamente masculina e feminina, embora fisicamente deva ser considerada de um sexo determinado.
A bissexualidade pode ser psicológica ou física, sendo que a validade deste último conceito é discutida em sexologia.
Chama-se bissexualidade psicológica à concepção pré-científica, que é muito antiga: em ruínas sumerianas descobriram-se estatuetas de ídolos que possuem características de ambos os sexos. Durante toda a Antiguidade, os hermafroditas – seres bissexuais – foram reverenciados religiosamente.
Afrodite em Paphos e Cartago, Ishtar na Babilónia, Tuisto entre os povos germânicos, Zurran na Pérsia, Arion na Hélade e Tiamat em Nívive.
Platão acreditava estar oculta dentro das pessoas a tendência de reverter ao estado original de bissexualidade, que ele considerava corresponder ao hermafroditismo.
A bissexualidade foi considerada por Freud como elemento do desenvolvimento psícossexual normal. No seu livro “Três Ensaios Sobre a Sexualidade”, o fundador da psicologia analítica descreve como, a seu ver, as pessoas podem possuir as características psicológicas masculinas e femininas, sentindo-se atraídas tanto por indivíduos do seu próprio sexo como pessoas do sexo oposto. A direcção dominante é determinada pelo estado de desenvolvimento das sensações sexuais, e por isso o aparecimento de atracção entre pessoas do mesmo sexo.
Os indivíduos hermafroditas verdadeiros possuem, ao mesmo tempo, tecido testicular e ovariano, e os genitais externos também são ambíguos.
A causa do hermafroditismo consiste em erros congénitos do desenvolvimento das gonadas, consequente ou não de aberrações dos cromossomas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?