domingo, dezembro 31, 2006

 

Terapia



Tratamento destinado a reconduzir o paciente à condição normal de saúde. Compreende todas as formas possíveis de tratamento, tais como a terapia cirúrgica e medicamentosa.
Na terapia moderna distinguem-se a terapia conservadora e a operatória, que podem ser empregadas separadamente ou em conjunto.
A terapia conservadora inclui, entre outras medidas, a correcção de vários fluidos orgânicos, a melhoria das condições de nutrição, as dietas destinadas a corrigir certas anormalidades, o combate às infecções por meio de medicamentos, a administração de hormonas, o tratamento de fracturas ósseas e de luxações e o repouso no leito, não esquecendo o tratamento à parte psíquica, de grande importância.
A terapia operatória envolve, algumas vezes, a cura completa (operação curativa); noutras ocasiões, objectiva-se apenas uma cura parcial, livrando o paciente dos sintomas da moléstia ou do seu perigo iminente (operação paliativa).
Pode-se empregar a terapia operatória também para destruir ou extirpar uma parte do corpo, que compromete o restante, como no caso de amputação de um membro gangrenado (operação destrutiva), ou para reparar uma lesão, a exemplo da cirurgia plástica (operação construtiva). Em determinados casos, esses tipos de operação podem verificar-se ao mesmo tempo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?