quarta-feira, dezembro 20, 2006

 

Psicose


Perturbação mental que aliena o seu portador da vida social., O conceito de “psicose” praticamente equivale ao de “loucura”, distinguindo-se dos termos “neurose” e “psiconeurose”, indicadores de doenças nervosas.
A psiquiatria distingue alguns sintomas característicos da psicose, tais como desorientação em relação ao espaço e ao tempo, modificações na identidade (que deixa de ser una e contínua), alucinações e ideias delirantes.
De acordo com os cientistas, a consciência do psicótico reflecte inadequadamente a realidade exterior, impossibilitando-o para a vida social, num processo em que toda a sua personalidade se deteriora.
Do ponto de vista médico-legal, as psicoses privam o indivíduo da capacidade civil e anulam a sua responsabilidade criminal.
Ao contrário do neurótico, o psicótico raramente admite que está doente. Quando reconhece que certos aspectos da sua vida derivam da anormalidade, atribui tal anomalia a perseguições, maldições, castigos divinos e outras causas.
Ler os trabalhos de Philippe Pinel, sobre o desenvolvimento de uma classificação das psicoses em mania (contínua e intermitente), melancolia, demência e idiotia, poder ser útil a alguns.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?