terça-feira, dezembro 26, 2006

 

«A Multidão»



Claro que nem a todos é dado tomar um banho de multidão; fruir a multidão é uma arte; e só aquele a quem uma fada insuflou no berço o gosto da máscara e do disfarce, o ódio do domicílio e a paixão da viagem, só ele conseguirá, à custa da multidão, tomar uma barrigada de vitalidade.
Multidão, solidão; termos iguais e convertíveis. Quem não saiba povoar a sua solidão, também não saberá estar só no meio da multidão afadigada.
Ele goza do incomparável privilégio de poder ser, como e quando queira, ele próprio e outrem. À semelhança das almas errantes que procuram um corpo, ele entra, quando quer, na personagem de qualquer um. Para ele, e só para ele, tudo está vago; e, se acaso certos locais se lhe afiguram fechados, é porque, a seus olhos, não merecem que os visite.
O viandante solitário e pensativo colhe desta universal comunhão uma singular ebriedade. Aquele que facilmente abraça a multidão conhece febris prazeres, de que eternamente estará privado o egoísta, hermético como uma ostra, e também o preguiçoso, fechado como um cofre. Ele adopta como suas todas as profissões, todas as alegrias, todas as misérias que as circunstâncias lhe apresentam.
Aquilo que os homens designam por amor é bem pequeno, bem mesquinho, bem frágil, comparado com a inefável orgia, a santa prostituição da alma que se entrega por inteiro ao imprevisto que se apresenta, ao desconhecido que passa.
É bom, por vezes, ensinar aos afortunados deste mundo, ainda que só para lhes humilhar por um instante o tolo orgulho, que existem venturas superiores às deles, mais amplas, mais requintadas.
Porque ele, no meio dessa multidão de nomes e personalidades não pode ser, nem minimamente, um ser, para além de abjecto, feliz.
Eis, meus amigos, uma espécie de retrato da alma do Joaquim Andrade, mais conhecido por Reis, Confradessa, Zézé Nalgas, Rio Tintense e muitos etc…

PS: As festividades natalícias continuam por aqui até à passagem de ano. Suponho que tiveram um Natal Muito Feliz, já que eu o passei a dançar com amigas.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?