sábado, dezembro 23, 2006

 

Epílogo



Da tempestade, mesmo interior, do naufrágio, do tremor de terra e do que sucedeu ao Dr. Sobral, a Vasili das couves Barbosa e ao anabaptista Manuel Silva, metade das pessoas, enlouquecida, meio mortas pelas angústias inconcebíveis que o balanço do barco causa nos nervos e em todos os humores do corpo agitado em sentidos contrários, nem sequer tinha força para se inquietar com o perigo. A outra metade soltava gritos e rezava. Quem podia trabalhava, mas ninguém se entendia, ninguém dirigia.
O anabaptista ajudava à manobra. Vejamos, pois, os seguintes nomes, todos intérpretes desta “novela”, ajudavam à manobra, no convés da nau canidelense, embora um marinheiro furioso tenha batido no cesto da gávea onde se acoitava o infeliz. Navegavam ao largo do Porto. Restava-lhes algum dinheiro, com que esperavam salvar-se. Rumaram para a costa e mal puseram os pés em terra, esta tremeu-lhes sob os passos. Ficaram feridos por estilhaços vindos não se sabe de onde.

Reis , Advogado, Historiador, Cristininha Coelho , Rio Tintense, SG Filtro, Amigo, Pensador, Ildefonso, Bartolomeu de Gusmão, Xauter 25 de Novembro, Xauter Águas, Santasm, não plagiador, Confradessa, Augusto Vieira, Magalhães, Angelina Gira, ( . ), António Salazar, Andarilho (Usurpado), Simplesmente Maria (Usurpado), Vitóxia (Usurpado), asstonished, simplesmente beata, Cunha, madame Aniceto * Tinto sem Douro, A Confraria , Magalhães, Verdade, j, jaquim, Mexilhão, Indógina Hectares Descanço, Vasili das couves, Mensageiro, Antigo Professor da 4ª Classe, Andorinha, Abílio de Carvalho, Arrebenta, Lambujinha, Embalsame, Vitó Soba, Masai Mara, A.Relvas, Parisiense, Intrigado,Ernesto Silva,Major Carvalho Negro, Professor MIM, CV, HMG, Zeze Nalgas,Tico tico, Mafalda,Erwin Dorado,simplesmente bolacha Maria, Dr. Sobral, Vítor Lameira, Manuel silva, Madame Briochene, Madame Reis,Confrade, Madame Rio Tintense, Madame Penetra,Calo, Xauter da Maia, Cegueta, enfermeiro, Amêijoa,ErnestinhoMaria, só, Maria, simplesmente, LEO, Homen sadio e belo, José, Reis de Canidelo, Comovido, etc…

Um homenzinho escuro, familiar da Inquisição pidesca, tomou a palavra, e disse:
“Dir-se-ia que o senhor não acredita no pecado original, pois, se tudo está o melhor possível, não houve uma queda, nem castigo”
“Então o senhor não acredita na Liberdade? “Vossa excelência vai desculpar-me, mas a liberdade e a necessidade absoluta podem coexistir, pois é necessário que sejamos livres, visto que a vontade determinada…”
O Dr. Sobral estava a meio da frase quando o familiar fez um sinal com a cabeça ao guarda-costas, que lhe servia o vinho do Porto, ou de Oporto.
Eis, meus amigos, como me vejo obrigado a quebrar as tréguas, por mim propostas, dado que nenhum dos acima citados e mais algum que me tenha passado não souberam, por sua vez, respeitá-las.

Feliz Natal para todos, uma vez mais faço votos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?