domingo, dezembro 24, 2006

 

Com todo o prazer, Caro Osório



Começo por falar das “Verminoses”, falando depois dos vermífugos.
As Verminoses são afecções causadas por parasitas hospedados geralmente no intestino dos vertebrados. Como se pode verificar procuram locais limpos. Os parasitas são achatados, como as solitárias, ou cilíndricos, como as lombrigas; a sua forma pode ser verificada mediante uma secção transversal.
Os principais parasitas de forma cilíndrica são os oxíuros, as lombrigas, os vermes chamados de chicote e as filarias. Todas as variedades de verminoses são combatidas por meio de medidas profiláticas. A mais eficiente delas é a higiene pessoal, que permite prevenir a auto-infestação. No tratamento, usam-se também medicamentos que actuam sobre os próprios vermes, os vermífugos ou vermicidas.
As ténias: Ou solitárias, são vermes achatados, que podem medir alguns metros de comprimento. Formadas por múltiplos anéis, que contêm órgãos reprodutores; prendem-se à parede intestinal por estruturas localizadas na sua cabeça (escólex). – as ventosas sugadoras – e absorvem a alimentação através da sua pele. Algumas ténias possuem ganchos, como a Taenia solium, e outras não, como a Taenia saginata. No intestino humano, os anéis das ténias podem desprender-se da sua cabeça e serem expelidos com as fezes.
Oxiúros e lombrigas: Os oxiúros fêmeos são um pouco maiores que os machos, medindo cerca de um centímetro de comprimento. Os ovos são transmitidos ao homem mediante a ingestão de hortaliças poluídas e desenvolvem-se no intestino. Após o acasalamento, os machos morrem e as fêmeas fertilizadas procuram o recto, pondo seus ovos ao redor do ânus, quase sempre à noite. Como os oxiúros provocam forte prurido, o paciente é forçado a coçar-se. Assim, colhe os ovos sob as unhas, tornando possível a infestação de outros indivíduos, bem como a sua própria auto-infestação.
As lombrigas (ascaris lumbricoides) podem atingir até 40 centímetros de comprimento. Os ovos desenvolvem-se no intestino humano, produzindo larvas. Estas atravessam a parede intestinal e, levadas pela circulação, chegam aos pulmões; depois, são expelidas pela tosse ou deglutidas, voltando aos intestinos. Apesar do seu tamanho relativamente grande, as lombrigas não causam distúrbios mais graves que diarreias e outras perturbações intestinais.
Prometo voltar ao tema, que é bastante longo. Indicarei alguns medicamentos que ajudam a combater as verminoses, indicando, porém:
Danos na saúde do homem:

Os vermes podem causar várias doenças aos seres humanos.

Larva Migrans Visceral: larvas de Toxocara que se localizam em diversos órgãos como olhos e sistema nervoso central, causando graves lesões.


Larva Migrans Cutânea ou Bicho Geográfico: larvas de Ancylostoma causam dermatites com coceira intensa.


Hidatidose cística: larvas de Achinococcus formam cisto hidático em órgãos como o fígado, baço e sistema nervoso central.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?