quarta-feira, dezembro 20, 2006

 

A candura do Barbosa



Vasili das couves Barbosa, antes tocado pela compaixão de que pelo horror, ainda pensou dar ao pavoroso mendigo os dois euros que recebera do honesto anabaptista Manuel da Silva.
O fantasma olhou-o fixamente, verteu lágrimas, mas o Vasili das couves Barbosa recuou, assustado.
“Ai – diz o miserável ao outro miserável – não reconheces o vosso querido amigo Dr. Sobral?”
“Que oiço? Vós, meu caro mestre! Vós, nesse estado horrível! Que desgraça vos aconteceu, então? Porque não estais já no mais belo dos castelos canidelenses? Que aconteceu ao Zézé Nalgas, a pérola dos rapazes, a obra de arte da Natureza?”
“Não posso mais”, disse o Dr. Sobral.
Barbosa – como é bom – conduziu-o, imediatamente, ao estábulo do anabaptista, onde lhe deu de comer um pedaço de pão surripiado da casa.
Quando o DR. Sobral se refez, perguntou-lhe:
“Ora bem, e o Zézé Nalgas”. «Morreu», disse-lhe o outro. Ouvindo tal palavra, o Vasili das couves Barbosa desmaiou. O amigo ajudou-o a recuperar os sentidos, com um pouco de mau vinagre que, por acaso havia no estábulo, talvez para curar as bestas.
Vasili das couves Barbosa reabriu os olhos. “Morreu o meu Zézé Nalgas! Ah! Mundo melhor onde estás tu? Mas morreu de que doença? Não teria sido por me haver visto ser expulso, com grandes pontapés, dados bem no fundo das costas, do belo castelo do senhor seu pai, D. Reis?”
“Não – respondeu o Dr. Sobral – foi estripado por soldados bárbaros depois de violado tanto quanto se possa sê-lo. Partiram a cabeça do senhor conde, que queria defendê-lo; a senhora condessa foi cortada aos bocados e o meu pobre pupilo tratado exactamente como o Zézé nalgas. Quanto ao castelo, não ficou pedra sobre pedra, nem uma granja, nem um carneiro, nem sequer um pato.”…
Vasili das couves Barbosa voltou a desmaiar; no entanto, ao voltar a si e tendo dito tudo o que tinha a dizer, inquiriu qual a causa e o efeito e a razão suficiente que tinham posto o Dr. Sobral em tal estado lastimoso.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?