quinta-feira, novembro 23, 2006

 

O que eu sei e o que não sei de Saramago!

Sei que nunca foi bufo da PIDE e encantou e continuará a encantar muita gente! A sua obra é muito admirada fora de Portugal mesmo se o Sr Silva a não tenha apreciado e a sua eleição para prémio Nobel da literatura não foi por votação na Internet como a do melhor treinador de futebol o foi e a do "mais grande" português o está a ser! De facto pouco li da sua obra mas também é verdade que tenho pouca paciência para começar a ler um livro! No meu apartamento de férias tenho uma boa centena de livros (um deles é uma biografia de Jacques Brel!) porque sempre imaginei que aí sim vou encontrar o tempo e a paciência de os ler! Também aí estão os "manuais" de alguns aparelhos que comprei (câmara fotográfica numérica, PDA, GSM, GPS, etc) e que também ainda não li! Uma vez de férias, e apesar da não estar aí ainda ligado à Net, continua a faltar-me o tempo! Que ninguém me ofereça o livro de Santana Lopes que esse nem para o meu apartamento de férias levarei! Sei também que ele (o Saramago, claro!) ama Portugal demasiado e numa cidade em Espanha onde eu tenho o meu apartamento de férias e onde ele é "convidado de honra" sempre fala do seu País com uma mistura de amor e tristeza! Estará endinheirado talvez mas não é todos o dias que se encontra gente a vender livros que são traduzidos em quase tudo quanto é língua! Ganhará pois certamente mais plim-plim que um reformado da dita PIDE e, não sendo uma pessoa invejosa, acredito que não sofra de refluxos que o obriguem a gastar muito dinheiro em comprimidos do tipo Maalox Plus! Creio que já uma vez escrevi sobre este produto neste local e, por compaixão, não citei os efeitos adversos dessa mistura de hidróxidos! Mas que os tem, lá isso tem! Alguns dos seus mais dolorasamente aditos viram em Xauter de tudo quanto é sítio nos arredores do Porto mesmo se não me lembre de ter visto artigos do Xauter do Canidelo que até nem sei bem onde fica! Nunca por lá passei e posso estar errado quando penso que fica na margem Sul do Rio Douro já perto da sua foz! Mas mesmo que esteja enganado tal não é caso para ser insultado! Também já vi por fora (ao vivo) e por dentro (num programa do Carlos do Carmo na TV) a casa que ele (continuo a falar de Saramago!) tem em Lanzarote! Bonita mansão! De que fazer aumentar refluxos a muita gente!
A título de teste convido quem me lê a fazer buscas no Gooogle para "Saramago", "Salazar", "Santana Lopes" e "Evaristo" e terão talvez uma primeira impressão dos valores respectivos de cada um desses personagens!

Comments:
Sei também que Saramago teve um problema do tipo "cataratas" e eu que o pensava não ter e apesar de ter relido o texto antes de envio noto agora que "dolorosamente" é a palavra que desgraçadamente me saíu "dolorasamente"! E até pode haver mais erros! Que me desculpem aqueles que deram conta!
 
Havia mesmo (um outro erro!) e reio que estou a omeçar a sofrer de ataratas!
 
Havia também uma imprecisão! Quando escrevi que Saramago era "convidado de honra" de uma certa cidade deveria ter escrito "cidadão de honra"! E, nessa condição, é muitas vezes convidado a presidir manifestações culturais!
Espero ter esgotado as correcções ao meu texto original!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?