quarta-feira, novembro 29, 2006

 

Descrição do ex-pide

Na minha primeira intervenção neste espaço e a pedido de meus amigos já há muito residentes, cabe-me dizer, antes de mais nada, o seguinte:
Não nascido, mas criado em Vila Nova de Gaia, devo dizer que conheço a agora cidade, onde aliás moro com minha família, conheço bem os locais já falados anteriormente pelos meus amigos.
Teria podido contribuir há mais tempo não fossem uns afazeres que tenho tido e me roubam bastante do meu tempo.
Ora, conheço muito bem o Evaristo de que falam os amigos. Vou até fazer dele uma descrição ligeira, como ligeira será a minha intervenção de hoje.
Trata-se dum indivíduo magro, que lhe dá um aspecto de mais alto do que é realmente. Tipo austero mesmo para com os seus e sobretudo para com sua mulher, que deve obedecer-lhe cegamente a tudo quanto possa desejar.
Sempre foi assim, uma espécie de tiranete ridículo, armado em especialmente bom e único.
Usa barbas desde os tempos que se seguiram ao 25 de Abril. Hoje grisalhas, como seus cabelos, gosta de dar nas vistas em certas reuniões onde se arma em artista linguístico, usando termos impopulares, o que já lhe tem valido ser assobiado e obrigado a trocar por miúdos, já que não todos, é verdade, conseguem abarcar o sentido do que diz.
Habita ali para o Canidelo e gosta de passear a pé mostrando-se, fazendo-se ver e adorando que todos os que por ele passam se curvem e o cumprimentem com deferência.
Torna-se ridículo e muitos são já os que dele troçam com os seus maneirismos saloios.
Gosta de se vestir em tons severos, azuis sobretudo, não ponde de lado o cinzento e cores consideradas mórbidas.
É um tipo que facilmente se enerva, exaspera mesmo, descarregando sobre tudo e todos os que considere subalternos, subalternizando-os se o deixarem fazer.
Um verdadeiro palhaço dos dias de hoje, já que nunca permite a sua mulher o direito de opinião própria.
Muitos são os que o tratam por “verdadeira peste”.
Obrigado pela oportunidade que me é dada para falar deste indivíduo execrável, de quem muitos afirmam ter sido não apenas “bufo” mas agente da PIDE.
Já me esquecia que durante alguns anos, se não estou em erro cinco ou seis, esteve lá para as bandas de Coimbra.
Será a este que tratam por "Reis"?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?