sábado, outubro 28, 2006

 

De português em português,procurando o melhor.

Não tendo ainda votado,tenho já delineado o meu voto e embora tivesse pensado em não o fazer pelo mérito que o concurso não merece,resolvi expressar a minha escolha naquele que penso ser o português que foi até ao momento o melhor de todos.Dificil a missão por inatingivel o objectivo,mas se não conseguirmos a sorte grande ,fiquemos então pela aproximação !
Lembrando a título de exemplo as indecisões do amigo Astonished que balança entre o Godinho,Saramago e o grande Zeca Afonso,eu dos três tiro apenas o Godinho,e faço-o não porque o transfuga do Reis não aprecie a sua poesia,mas porque penso os outros dois bem maiores.Camões?Não conheci pessoalmente,mas foi enorme! Salgueiro Maia poê-me uns anos mais novo,dá-me ilusóriamente a energia que tinha aquando da conquista da democracia e da feliz participação que nela tive,sinto arrepios só de o pensar na Rua do Arsenal.Ah ,mas que grande homem!Mas que grande português! Outros houve,monarcas,navegadores,politicos ,desportistas que da lei da morte se foram libertando ao contrário de alguns que nem a morte os libertou do enfado de se saber que foram portugueses! Não sendo hora de os enaltecer,elegendo-os, é sempre hora de os lembrar para que se não repitam páginas negras da nossa história de que os 48 anos de fascismo são exemplo e desgraça do atraso histórico e não só de que ainda hoje sofremos.Lembro-me agora deAristides de Sousa Mendes,grande exemplo que só pode vir de um grande e muito bom português. E Vasco da Gama ? Não sei se sabia nadar,mas que grande,dos maoires portugueses,lá isso foi.
Não queria terminar sem encontrar uma mulher para o naipe,não que vá lá muito com as cotas,mas e que tal Vieira da Silva ou Sophia de Melo Breyner ? Siza ou António Damásio,não deslustrariam a galeria de notáveis tambem e ficariam bem no retrato tal qual e para finalizar, Fernão de Magalhães.
Votar em todos eles,não me será possível,mas que o voto não terá filho único,não terá.
Em quem não voto sei bem, não votarei em quem como português foi péssimo,mas presumindo saber quem o possa fazer,pois que Salazar terá por raiva e ressabiamento muitos votos,um sabe-se de quem !

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?