segunda-feira, outubro 23, 2006

 

Ah grandes portugueses!

Não me estou a lembrar do nome da que foi jornalista na RTP e que, depois de também ter sido deputada, passou uns tempos em Londres e que agora leva esse programa já velho também para Portugal! Nem isso é importante! A verdade é que desde que ouvi falar disso também eu ando à procura do meu "mais grande" português para não dizer o "maior"! Nascido que fui nos tempos de Salazar que ainda por lá andava no poleiro quando daí saí nunca acreditei na História de Portugal que me contaram na minha infância! Que me desculpem o Afonso Henriques, o Dom Diniz, a padeira de Aljubarrota e o Santo Condestável, El Rei dom Sebastião, a Deu la Deu Martins, o Vasco da Gama e o Cristóvão Pereira que, trabalhando num talho de carnes frescas se viu muitas vezes ouvir "lá vem o Cristóvão com o lombo", nem o Afonso de Albuquerque nem o Gungunhana, nem la madre que los pariu! Eu vou escolher um que eu tenha conhecido e reconhecido a sua veracidade sem mesmo recorrer a notários! Tenho a tarefa aparentemente facilitada, dirão alguns, mas tal não é assim tão verdade nem líquida essa suposição! Entre contemporâneos ou que morreram quando já eu sabia falar não há assim tantos! Vou trabalhar por exclusão de partes e há um em quem nem penso! Precisamente Salazar! Se ele nunca tivesse nascido estaríamos agora a par com outros países mais desenvolvidos e Portugal não teria milhões a viver fora! Nem tantos a penar dentro! Dos políticos que aparecem na TV também nenhum me merece a escolha! Certamente não o M. Mendes que não se cala de falar de crescimento quando nem para si próprio foi capaz de ultrapassar o metro 55! Do Marcelo nem falar! Pouco envergonhado de vir agora para a RTP dizer uma coisa num Domingo para desmentir no seguinte! No PSD não há mesmo ninguém em quem possa pensar, no PS também não, no PCP ainda menos (até porque são poucos a mostrar-se!), no BE, apesar de simpáticos, também não dizem nada e até nem sei se deva falar do CDS pois penso que já nem existe! Agora vou dormir esperando que um sonho qualquer me faça escolher entre Zeca Afonso, Sérgio Godinho e Saramago! E garanto desde já que a escolha não é fácil! Talvez por já ter dito tudo o que pode, e só Deus sabe o quão era difícil, talvez vá pelo Zeca! Mas isto ainda não é um voto! Trata-se apenas do descrever dum processo de raciocínio!

Comments:
Maria Elisa Domingues...
Penso eu de que...
 
Caro Astonished,Como muito bem diz o amigo Eurico o nome da senhora é esse, Maria Elisa Rogado Contente Domingues,nascida na capital em 1950,que no curriculo apresenta apenas frequências,inclusive de Medicina,mas que "canudos" tem tantos como,eu,isto é zero!
Não é o "canudo" que faz as pessoas ou que as põe a ser boas,mas estranho é que a Maria Elisa de tão doente que estava como deputada do PSD no Parlamento foi trabalhar para Londres como conselheira cultural da nossa Embaixada.Tão radical mudança,só pode ter ter como explicação o clima,que em Londres,é muito melhor !!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?