quinta-feira, setembro 21, 2006

 

Uma língua traiçoeira!

Também eu sou "postador"! Só me faltava mais essa! Não será por isso que não me vou dizer honorado e agradecido ao meu Caro Amigo Red River!
Mesmo se os pague com a regularidade dum relógio suiço não gosto de "impostos" e, também aqui, só me sentirei "imposto" a dizer qualquer coisa quando sentir que tenho algo para dizer! E o intróito já se foi! Passemos ao texto!

Um dia que fui a Portugal trouxe de casa dos meus Pais um dicionário já velho de Fernando J. da Silva e editado pela Domingos Barreira! Trata-se da Quarta Edição e data de 1980! Por certo que existirão "coisas" mais frescas, mas...é o que tenho! E foi lá que encontrei "Quotidiano" como um sinónimo de "Diário" e, também, "Hebdomadário" como sinónimo de "Semanal"! Traiçoeira é a língua portuguesa já que as diferenças (pelo menos entre Quotidiano e Diário...) são abismais!

No Quotidiano sente-se um aroma fresco de liberdade a sério! Já no outro, Deus me valha! Ainda não há uma hora que li no blog do Reis (o tal das liberdades...) um comentário com a marca R.T. afirmando ter acesso aos comentários rasurados pelo outro órgão que é diário! Como se me fosse necessária tal confissão! Nunca disso duvidei mas, confessando que já não abro o Diário há uns bons quinze dias, tenho no entanto alguém que o lê para mim e que me alerta em caso de "necessidade"! E nestes quinze dias a única "alerta" que me foi assinalada é o facto desse R.T. já não se encontrar de faxina "à hora em que a Ursa mais perto discursa nas mãos do Boieiro"! Ao que parece deslocou-se para outras paragens onde ajuda a outra missa esta também diária!

Esquisita a imagem da liberdade que alguns aspiram para Portugal que, esse sim, é o meu Portugal de todos os dias mesmo estando longe!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?